A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não confirmou quando irá realizar o congresso técnico do Campeonato Brasileiro da Série D. A tendência aponta para que a definição da competição ocorra entre os dias 25 e 1º de março. Uma semana antes disso, a entidade realizará o congresso técnico da Série C (dia 19), Série B (dia 20) e Série A (dia 22).
A Série D terá o mesmo regulamento do ano passado: 68 clubes divididos em 17 chaves com quatro equipes. Na primeira fase, os times jogam dentro de seus grupos em turno e returno totalizando seis partidas. Os 17 melhores colocados e os 15 melhores segundos colocados avançam à segunda fase, que dá início ao mata-mata.
A competição está marcada para começar no dia 5 de maio e a grande final está prevista para ser disputada no dia 18 de agosto. Para ascender à Série C, além de conseguir a classificação na fase de grupos, é preciso vencer três mata-matas.
Como a competição é regionalizada, o JEC irá enfrentar times do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro ou Santa Catarina (que terá quatro representantes incluindo o Tricolor).
Os participantes catarinenses são: Joinville, Hercílio Luz, Tubarão e Brusque. Do Rio Grande do Sul, competirão: Gaúcho, Avenida e Caxias. Foz do Iguaçu, Cianorte e Maringá serão os representantes do Paraná. Boavista, Itaboraí e Portuguesa vão jogar pelo Rio de Janeiro. E o futebol do interior paulista terá Ferroviária, Novorizontino, Ituano e São Caetano.
Texto: Elton Carvalho
Foto: Divulgação, CBF