O Caxias surpreendeu e anunciou nesta quarta-feira a contratação de dois conhecidos reforços. Campeões brasileiros pelo JEC, Fernandinho e Schwenck acertaram com o Gualicho para a temporada 2022. O Alvinegro está disputando a Copa Interligas Vale e Norte de Futebol Amador e tem pela frente a Segundona Joinvilense, segunda principal competição da cidade, a partir de maio.
Com residência fixa na cidade e aposentado do futebol profissional desde 2017, o lateral e meia-esquerda Fernandinho Santa Clara retorna ao Caxias depois de 19 anos. Ele fez parte do histórico vice-campeonato catarinense do Gualicho em 2003, perdendo a decisão para o Figueirense. Aos 40 anos, o jogador acumula passagens ainda por grandes clubes do futebol brasileiro e catarinense, como Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Fortaleza, Ceará, Criciúma e Joinville, onde nos dois últimos conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C em 2006 e 2011, respectivamente. No futebol amador de Joinville, já jogou a Primeirona pelo Itinga nas temporadas 2019 e 2020.
O atacante Schwenck, por sua vez, vai atuar pela primeira vez no amador de Joinville. O centroavante, hoje com 43 anos e com passagens por Figueirense, Vasco, Juventude, Goiás, Cruzeiro, Botafogo, entre outros, foi campeão brasileiro da Série B pelo JEC em 2014. Ele se aposentou oficialmente dos gramados em 2018, após deixar o Marcílio Dias, clube do estado que mais atuou e tem identificação.
Além da dupla, o Caxias contratou o goleiro Adriano, ex-Internacional de Lages. Em busca da classificação na Copa Internaligas Vale e Norte, o Gualicho enfrenta o Estrela Azul, de São Francisco do Sul, no próximo domingo (3), às 16h, no Ernestão. O Alvinegro é o 4º colocado do grupo B, com apenas um ponto, e joga pelo empate para avançar. Os novos reforços já estão à disposição do técnico Linor do Rosário para a partida e devem estrear.
Texto: Thiago Borges