“Nem cavalo aguenta”. É o que Eder Lima diria sobre sua própria atuação na final da Supercopa Gramado. Diante do Praia Clube, o pivô brilhou e anotou quatro gols na vitória que deu o bicampeonato da competição ao JEC/Krona Futsal, na tarde deste sábado (16). Após o empate no tempo normal, o Tricolor venceu por 4 a 1 na prorrogação com quatro de Eder, um de Henrique e outro de Kevin.
Em um primeiro tempo movimentado na marcação, o Joinville abriu o placar com Eder Lima desviando de calcanhar para o fundo do gol. O Praia foi buscar o empate logo em seguida com Fabinho.
Na volta do intervalo o Praia foi buscar a virada, e conseguiu. O goleiro Matheus derrubou Fabinho dentro da área e, com o auxílio do vídeo suporte, a arbitragem notou pênalti, convertido por Torres. Um minuto depois, o Tricolor chegou ao empate. Cândido bateu cruzado e encontrou Eder Lima, que mais uma vez bem poscionado, desviou para anotar seu segundo na partida.
Tiro livre define a prorrogação
Sem poder cometer faltas, o Praia chegou na prorrogação pressionado. E não demorou muito tempo para cometer a sexta infração. Com um minuto, Cabreúva acertou Penezio e, na cobrança do tiro livre, mais uma vez Eder Lima apareceu para colocar o JEC em vantagem.
Tentando o empate, o técnico Alemão lançou Betinho como goleiro-linha. Mas quem fez mais um foi o Joinville. Após falta de Claudinho no goleiro Matheus, Eder Lima apareceu para a cobrança de novo tiro livre e guardou mais um, o quarto dele no jogo e oitavo na competição.
Na segunda etapa do tempo extra, o Tricolor fez mais um. Mudando a estratégia e colocando Claudinho como goleiro-linha, o Praia errou a saída de bola, Kevin interceptou passe e bateu para o gol vazio para fazer 3 a 0 na prorrogação. Os mineiros ainda marcaram com Fabinho, em belo gol de voleio. E para fechar, faltando 16 segundos, Henrique fechou a conta, fazendo 4 a 1.
A vitória decretou o segundo título consecutivo do JEC/Krona no principal torneio de pré-temporada do futsal brasileiro. A equipe agora retorna para Joinville e se prepara para as próximas competições, com participação na Liga Nacional de Futsal (LNF), Taça Brasil, Copa do Brasil e Campeonato Catarinense Série Ouro, além da Recopa SC.
Texto: Jota Amaral