Joinville emplacou dois medalhista na 40ª edição do Troféu Brasil de Atletismo, disputado na última semana, de quinta a domingo (10 a 13/6), no Centro Olímpico do Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo.
Atual campeã sul-americana, Letícia Oro Melo ficou com o vice-campeonato brasileiro no salto em distância, com a marca de 6,53m. A atleta de 23 anos não conseguiu melhorar o salto obtido no torneio continental (6,63m) e terminou atrás da conterrânea Eliane Martins, joinvilense que treina há alguns anos no clube Pinheiros-SP, que atingiu 6,67m.
No naipe masculino, Clewerton Ruan Siqueira de Souza, o ‘Fumaça’, conquistou o terceiro lugar no lançamento do dardo, com a marca de 69,23m. O atleta de 29 anos anos completou o pódio ao lado do campeão Luiz Mauricio Dias da Silva (75,30m) e do vice Pedro Henrique Nunes Rodrigues (72,44m).
Outros cinco atletas da Corville, equipe joinvilense de atletismo, estiverem presentes na competição. Ana Lays Bayer terminou em 5º lugar no lançamento do martelo – prova em que outra joinvilense, Mariana Grasielly Marcelino, atualmente representando São Caetano-SP, foi campeã.
Tamiris de Liz foi oitava colocada nos 100 metros rasos e sétima nos 200. Voltando de uma lesão no tendão do joelho, Samara Furtado ficou em 6º lugar no lançamento do disco.
Se preparando para o Campeonatos Sul-Americano e Mundial Sub-20, Lays Cristina Rodrigues Silva, líder do ranking brasileiro sub-18, aos 16 anos, acabou eliminada na primeira fase dos 100 metros com barreiras. Já Rafaela Iavorski sentiu um problema muscular na hora do aquecimento e não conseguiu competir.
Pela soma dos resultados individuais, a Corville terminou em 22° lugar entre 79 equipes que participaram do campeonato.
Texto: Thiago Borges