Convocodos oficialmente para representar o Brasil, os joinvilenses Juan Anding, Lays Cristina e Otávio Vicente participam entre os dias 19 e 21 deste mês do Sul-Americano de Atletismo Sub-20, que acontecerá em Bogotá, na Colômbia. A vaga entre na equipe brasileira foi garantida após vencerem suas provas no Campeonato Brasileiro da categoria, disputado no mês passado.
Classificada para a prova dos 100m com barreiras, Lays foi um dos destaques do Brasileiro, mas teve que passar por momentos difíceis e, agora, mantém o foco na preparação para a competição sul-americana e quer mais do que vencer em Bogotá.
– Com certeza estou muito feliz tanto com o resultado do brasileiro e pela convocação. Passei por momentos difíceis antes do brasileiro por conta de uma distenção. Agora o foco é estar 100% para o sul-americano americano. E não quero só ir em busca do título, mas também vou dar o meu melhor para tentar quebrar o recorde brasileiro – revelou a corredora.
Atleta do lançamento do disco, Juan, terá dois desafios pela frente. Além dos competidores dos outros países, irá enfrentar a altitude da cidade colombiana, que fica 2.625 metros acima do nível do mar. Com o ar mais rarefeito, o cansaço pode ser maior, mas ele acredita que não sofrerá tanto.
– A minha prova como é uma prova de lançamento a questão da altitude não interfere tanto. Talvez tenha um pouco de cansaço a mais. Minha expectativa é muito boa, estou em uma boa fase e me preparando e treinando bastante pra essa competição – revelou Juan.
Quem deve sofrer mesmo, é Otávio Vicente. Atleta da marcha atlética, ele competirá na prova de 10 mil metros e sabe que precisa realizar trabalhos específicos para não deixar fatores como a altitude afetarem o resultado.
– Faremos o possível para que não afete muito no resultado, mas com certeza é um prejudicial. Agora é hora de focar nos detalhes, com confiança no nosso trabalho e chegaremos forte na competição. É sempre um prazer poder representar o Brasil, esse ano tenho muitos grandes objetivos, e um deles é chegar ao pódio desse Sul-Americano. Será o primeiro passo para os próximos objetivos – afirmou.
Os três joinvilenses, atletas da Corville, fazem parte da equipe formada por 62 atletas – 32 no feminino e 30 no masculino – convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que buscará manter a hegemonia do Brasil na competição.
Texto: Jota Amaral