A Associação Yokohama de Joinville conquistou, no último fim de semana, o título geral da 12° Copa Joinville – Open Nacional de karatê, realizado no ginásio da Whirlpool. A competição, que faz parte do circuito nacional da modalidade e vale pontos para o ranking olímpico e pan-americano, contou com a participação de mais de 400 atletas de 6 estados do país – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.
A equipe joinvilense sagrou-se campeã com um total de 1076 pontos, mais que o dobro para a segunda colocada Blumenau, que somou 510.
– Esse resultado só foi possível devido ao empenho e dedicação de todos os professores, atletas, pais e apoiadores que se doam diariamente em prol da evolução do karatê. E isso é apenas o começo – comemorou Sidnei Maciel, coordenador dos técnicos da equipe.
Individualmente, os destaques foram para os atletas que também já representam a Seleção Brasileira e estarão no Pan-Americano, em julho, no Equador. Letícia Kato e Mariana Firmo, ambas com 13 anos, foram campeãs na categoria Kumite. Eduardo Silveira, também aos 13, ficou em primeiro lugar no Kata. E Gabriel Rodrigues, de 16 anos, faturou o ouro no Kata.
O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Karatê e pela Associação Joinvilense de karatê.
Texto: Thiago Borges