![](https://esportejoinville.com.br/wp-content/uploads/2025/02/hemerson-maria-jec.jpg)
O JEC vive um jejum intermitente em confrontos contra o Hercílio Luz em Tubarão. Com a pífia atuação desta quinta-feira, que culminou com a primeira vitória do lanterna Leão do Sul no Catarinense, o Tricolor segue na seca diante do Alvirrubro no Sul do estado há 11 jogos – ou 36 anos.
A última vitória do Joinville no Aníbal Torres da Costa foi em 7 de maio de 1989, por 1 a 0, em partida válida pelo estadual daquele ano. Desde então, foram 11 confrontos no respectivo estádio, com cinco empates e seis reveses.
Vale lembrar que, entre 1992 e 2017, não houve confronto entre as equipes. Durante esse período, o Hercílio Luz enfrentou rebaixamento, se licenciou do futebol pela segunda vez na história e encarou todo o caminho até à Série A do estadual novamente.
Entretanto, desde que o Leão do Sul retornou em definitivo em 2018, o Tricolor não consegue vencer o rival como visitante. Aliás, desde 2018 são 16 confrontos ao todo entre os times, e apenas duas vitórias do Joinville – o Hercílio venceu oito vezes, além de seis empates.
A última vez que o JEC comemorou três pontos em cima do clube tubaronense foi em em 2022, na vitória por 2 a 1, com gols de João Vitor e Rodriguinho, pela Copa Santa Catarina.
Texto: Thiago Borges
![](https://www.esportejoinville.com.br/wp-content/uploads/2019/06/EsporteJoinvilleLOGOCABECALHO-3.png)