Jogando na Arena Joinville na tarde sábado, 19, o Nação Esportes conquistou o acesso à elite do futebol catarinense ao empatar com o Guarani de Palhoça em 1 a 1. Com o resultado a equipe garantiu vaga na final da Série B do Catarinense e aguarda o adversário que sai do confronto entre Inter de Lages e Santa Catarina.
O primeiro gol da partida saiu após cobrança de escanteio de Medina na cabeça de Rafael Cardoso ainda na primeira etapa. Com a vantagem de jogar pelo empate após o 0 a 0 na primeira partida, o Auriazul tentava manter a possse de bola e conseguiu levar a vantagem para o intervalo.
Na segunda etapa, o Guarani voltou para campo com modificações e uma delas funcionou. A entrada de PH deu mais velocidade ao ataque do Bugre que conseguiu chegar ao empate. O próprio PH fez boa jogada pela esquerda, trouxe para a perna direita e bateu no ângulo, deixando tudo igual.
Mas não foi o suficiente. Apesar de tentar até o fim, o resultado persistiu em igualdade e o Nação garantiu sua vaga na final da competição. Festa no gramado e festa na arquibancada. O clube, fundado em 2018, chega pela primeira vez na sua história à elite do futebol catarinense e vai disputar a Série A de 2024.
Texto: Jota Amaral