Connect with us

Artes Marciais

Joinville recebe etapa da Seletiva Nacional e do Campeonato Brasileiro de Karatê. Competição segue até domingo

Foto: Jonathan da Rocha/CBK

Desde quarta-feira (15), a Confederação Brasileira de Karatê (CBK) promove, em Joinville, a 2ª Seletiva Nacional de Karatê e a etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição acontece no Centreventos Cau Hansen e segue até o próximo domingo com disputas de Kata e Kumitê.

Ao todo são 555 atletas representando 10 federações de todo o país na disputa da classificatória do Campeonato Brasileiro. Na Seletiva Nacional os números também impressionam, são mais de 390 atletas de 16 estados do país na busca por vaga no Sul-Americano da modalidade.

– O evento no primeiro dia se apresentou com nível técnico bem elevado, tanto em evento de Kata individual quanto Kata equipe e nas categorias do Kumitê Sub-21 e Kumitê Júnior, que tivemos conquistando a vaga para Seleção Brasileira. No final do primeiro dia, identificamos que há 40% de renovação de atletas na Seleção. Isso com certeza irá refletir no bom desempenho do Brasil no Sul-Americano – disse o Diretor Técnico da CBK, William Cardoso.

Nesta quinta, estão em disputa na Seletiva para o Sul-Americano 30 vagas. Amanhã serão mais 32 vagas, em um total de 62. O campeonato Sul-Americano de Karatê acontece em São Bernardo do Campo (SP), entre os dias 24 e 29 abril. O Campeonato Brasileiro, por sua vez, tem diversas etapas classificatórias ao longo do ano em várias cidades do país. A etapa final ainda não tem local definido, mas deve acontecer entre os dias 13 e 19 de novembro.

 

Atleta executa movimentos na disputa do Kata. (Foto: Jonathan da Rocha/CBK)

Um pouco mais sobre o Karatê

O Karatê começou no século 18 na ilha de Okinawa, no Japão. Por conta da proibição do uso de armas, os habitantes da ilha passaram a buscar métodos de autodefesa que utilizavam o próprio corpo. No Brasil, a modalidade é praticada desde a chegadas dos primeiros imigrantes japoneses, mas a primeira academia só foi organizada na década de 50, na capital paulista.

A arte marcial ganhou maior popularidade entre as décadas de 80 e 90, com o filme Karatê Kid, estrelado por Ralph Machio no papel de Daniel Larusso e Pat Morita protagonizando o Senhor Myagi. Recentemente, o filme que teve outras duas partes gravadas para o cinema ainda nos anos 80, ganhou um seriado na plataforma Netflix chamado Cobra Kai.

O Kumitê é a técnica do Karatê que coloca os atletas em combate. (Foto: Jonathan da Rocha/CBK)

As duas principais modalidades do Karatê – e que estão em disputa em Joinville – são o Kata e o Kumitê. No Kata o atleta se apresenta, sem contato físico. Cinco juízes atribuem pontos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos. Já o Kumitê coloca os atletas em combate. Os golpes têm a pontuação variável, determinada pela área do corpo que atingem.

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Artes Marciais