Três atletas de Joinville vão voltar para casa com medalhas no peito após a disputa da AmeriCup 2022, a Copa América de Basquete 3×3, em Miami, nos Estados Unidos. Willliam Weiheirmann, Renato Scholz e Léo Branquinho, atletas da Academia do Esporte/RHBrasil, levaram a medalha de bronze ao representar a Seleção Brasileira na disputa.
Com o resultado, o Brasil conquistou a classificação para o Mundial da modalidade. Léo Branquinho, inclusive, foi considerado o destaque da Seleção Brasileira na AmeriCup 2022 e eleito para o time ideal da competição.
Na primeira fase, a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 somou uma vitória e uma derrota nos dois jogos que disputou no sábado. Na estreia, vitória diante de Guatemala (21 a 14). Logo depois, derrota contra os Estados Unidos (19 a 15).
Já na fase de mata-mata, o Brasil venceu o Canadá por 16 a 13, mas acabou eliminado nas semifinais, quando foi batido por Porto Rico – 21 a 15. Na disputa do terceiro lugar, contra Trinidade & Tobago, vitória com o placar de 21 a 9.
Willliam Weiheirmann, Renato Scholz e Léo Branquinho são atletas da Academia do Esporte/RHBrasil, equipe de Joinville, que representou recentemente o Botafogo-RJ na conquista do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3.