Connect with us

Futebol Feminino

Goleira do JEC/Audax revela ter sofrido ofensas racistas durante torneio em Joinville e desabafa: “Não vou me calar”

Foto: Jheffe JL / Divulgação / JEC/Audax

Bianca Cristina Costa, goleira do JEC/Audax, trouxe à tona um relato forte nesta semana. Aos 25 anos, a atleta  revelou ter sofrido racismo no torneio que disputou e venceu no último domingo, em Joinville. O caso ocorreu durante os jogos do Futshow, tradicional competição de futebol 7 feminino na cidade, conquistado pelo Tricolor com colaboração direta da arqueira. Bianca defendeu duas cobranças de pênaltis, na decisão.

As ofensas raciais, por sua vez, foram registradas na semifinal. De acordo com a goleira que atua há 16 anos na modalidade, uma menina que estava atrás da baliza que defendia a chamava de “preta gorda”, numa tentativa de desestabilizá-la.

– Nem tudo são flores. Durante o torneio recebi várias ofensas de uma menina que estava atrás do meu gol. A gente acha que as coisas nunca vão acontecer com a gente, né. É cara, aconteceu! A pessoa que me ofendeu, me chamou de “PRETA GORDA”!!! Absurdo! Uma falta de respeito sem tamanho com a minha pessoa. Eu não vou me calar NUNCA. Preconceito é crime! Eu não consigo entender como esse tipo de pessoa diz que apoia o futebol assim, com esse tipo de comportamento. Já entrei em contato com a página do evento e eles estão me dando todo o suporte. Isso precisa acabar. Quantas pessoas escutam esse tipo de ofensa e não tem coragem de se posicionar? É cara, a luta não para… Mas entendam, EU RESISTO! – desabafou Bianca nas redes sociais.

Assim que a partida terminou, Bianca procurou os organizadores do torneio que tentaram apoio da polícia, mas até o momento a pessoa não foi identificada. Passado o episódio, Bia usou suas contas pessoais na internet para não deixar o caso passar em branco. A página oficial do torneio, do JEC/Audax e do Joinville Esporte Clube prestaram apoio e solidariedade a atleta (veja abaixo).

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Futebol Feminino