Faleceu nesta manhã o ex-jogador do Caxias Norberto Hoppe, aos 78 anos, vítima de problemas no coração. Ídolo do Gualicho, Hoppe é até hoje e o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Catarinense com 33 gols, marca atingida em 1966 – temporada, inclusive, que ele marcou mais gols do que o próprio Rei Pelé.
Criado no bairro Glória, Norberto Hoppe surgiu precoce nos juvenis do Glória Futebol Clube e, aos 15 anos, foi transferido para os aspirantes do Caxias, com ascensão imediata para o time profissional. No alvinegro, o principal rival do rubro América, o atacante se consagrou como o maior ídolo da torcida caxiense em toda história. Calcula-se que tenha marcado mais de 500 gols na carreira.
Depois de deixar os gramados, Hoppe fez parte da diretoria do Caxias, e foi membro efetivo do Conselho Deliberativo do Joinville Esporte Clube logo após a fusão de Caxias e América, em 1976.
O corpo do ex-artilheiro alvinegro será velado a partir das 16h de hoje, no capela 3 da Borba Gato. O enterro ocorre às 11h deste sábado, no próprio Cemitério Municipal.
* Colaboração do jornalista Roberto Dias Borba
Texto: Thiago Borges