O novo estatuto do JEC, aprovado em assembleia geral, realizada no fim de janeiro, prevê uma série de mudanças no clube a partir da próxima eleição, programada para o período de 1º de novembro e 10 de dezembro. Além da alteração das datas – antes, as eleições aconteciam em abril -, agora os diretores do clube poderão ser remunerados, algo que não aconteceu nos 43 anos de história do Joinville.
O artigo 65 do novo estatuto diz que o JEC pode ter até oito diretores remunerados. Apenas um deles (diretor geral ou CEO) será, obrigatoriamente, remunerado. Os outros sete (diretor administrativo, diretor financeiro, diretor jurídico, diretor de futebol, diretor de marketing, diretor de comunicação e diretor comercial) estão sujeitos a avaliação. Os cargos de presidente e vice-presidente continuam sem remuneração e deverão ser eleitos.
Há algumas restrições para os diretores remunerados. Eles necessariamente deverão ser indicados pelo presidente e vice eleitos. Além disso, precisam ter a a aprovação do conselho deliberativo. Outra exigência é de que nenhum deles tenha parentesco de até segundo grau com o presidente ou vice do Joinville. Por fim, os diretores remunerados deverão, obrigatoriamente, serem sócios do JEC – se ainda não forem até a posse, deverão se tornar.
Caso o JEC não encontrar um nome de consenso para executar uma das diretorias remuneradas, o clube poderá optar pela contratação de pessoas jurídicas (prestadoras de serviços) que terão a missão de indicar os nomes.
A possibilidade de remunerar diretores, no entanto, não exclui a contratação de gerentes específicos para as áreas. De acordo com o novo estatuto, podem ser contratados até 12 gerentes: gerente administrativo, gerente financeiro, gerente jurídico, gerente de futebol profissional, gerente de formação, gerente médico, gerente de marketing, gerente de comunicação, gerente comercial, gerente de patrimônio, gerente de associados e gerente de lojas.
Entenda abaixo como podem ficar distribuídas as diretorias e as gerências do JEC de acordo com o novo estatuto
Diretor Administrativo
- Gerente administrativo
- Gerente de patrimônio
- Gerente de associados
- Secretaria
- Assessor de Recursos humanos
- Chefe de segurança
Diretor Financeiro
- Gerente financeiro
- Tesouraria
- Contabilidade
Diretor Jurídico
- Gerente jurídico
- Assessoria de registro e transferência
- Assessoria jurídica
Diretor de Futebol
- Gerente de futebol profissional
- Gerente de formação
- Gerente médico
- Coordenador de futebol feminino
- Supervisor de futebol profissional
- Supervisor de formação
Diretor de Marketing
- Gerente de marketing
- Assessor de marketing
Diretor de Comunicação
- Assessor de imprensa
- Ouvidoria
Diretor Comercial
- Gerente comercial
- Gerente de lojas
Texto: Elton Carvalho
Foto: Divulgação
Leia também
Presidente do JEC garante que não buscará a reeleição no fim do ano