O tenista joinvilense Pedro Boscardin Dias (Time Guga /CBT/Head/Fila) conquistou o vice-campeonato neste final de semana do torneio ITF de San José, na Costa Rica, a Copa del Cafe, evento com pontuação J1 de alta graduação para o ranking mundial juvenil até 18 anos.
Boscardin, de 16 anos, 103º do mundo, alcançou a final derrotando o principal favorito, o americano Dali Blanch, 32º do mundo, e na semifinal superou o filho do lendário Bjorn Borg, o sueco Leo Borg. Na decisão, na madrugada de domingo, diante do baiano Natan Rodrigues, 46º colocado, foi derrotado por 2 sets a 1 com parciais de 6/3 6/7 6/2.
– Semana foi muito boa, torneio com energia absurda, fiquei muito feliz em voltar a jogar bem, ganhar partidas boas. A final foi muito legal, Natan é um grande amigo. Legal o aprendizado para as próximas semanas e confiança para o restante do ano – disse.
Com o resultado, Pedro deve somar seu melhor ranking ficando em torno dos 60 melhores do mundo em tabela a ser divulgada nesta segunda ou terça-feira. Seu melhor desempenho havia sido o 68º, em março de 2019, só que o tenista passou mais de um semestre com lesão no punho e pouco jogou.
A partir desta segunda-feira, ele já disputa outro torneio, o J1 em Barranquilla, na Colômbia, também sobre o piso rápido junto com o atleta João Victor Loureiro. Sua estreia será contra o local Juan Vargas ou o americano Connor Krug.
Loureiro, também representante da Manchester Catarinense, disputa o torneio e encara o vencedor de Leo Borg ou o mexicano Emiliano Gonzalez. Ele perdeu na semifinal de duplas em San José ao lado do americano Ulises Blanch.
Edição: Thiago Borges