Connect with us

Últimas Notícias

Startup joinvilense cria aplicativo que permite participar na gestão de um clube de futebol, o Metafoot

Foto: Metafoot/Divulgação

A inspiração veio dos fantasy games e manager games do futebol onde o usuário pode gerenciar um clube. A partir da ideia de permitir ao torcedor que ele participe efetivamente da gestão de um clube de futebol profissional, uma Startup joinvilense criou o Metafoot. O lançamento do aplicativo deve acontecer neste mês de julho e já existe uma parceria com um clube da região para a utilização da plataforma.

No mercado desde fevereiro deste ano, o Metafoot tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de um clube profissional de futebol utilizando uma plataforma que permite a atuação direta dos torcedores. Ao entrar no aplicativo, os torcedores (usuários) participam diretamente das decisões, afetando o dia-a-dia do clube, uma simbiose entre o virtual e o real.

– Eu e mais dois sócios (Dani Zoboli e Tiago Borges) desenvolvemos um aplicativo para proporcionar uma gestão inovadora no futebol. Através do aplicativo as tomadas de decisão de um clube podem ser compartilhadas entre torcida, sócios, amantes do esporte de uma maneira geral. A gente vai pretender transcender o mundo virtual e as tomadas de decisão que forem feitas no aplicativo vão ter resultados diretos em uma equipe de futebol profissional – explica Lucas Muller, um dos sócios da plataforma.

Como funciona

Ao adquirir o Metafoot através das App Stores (GooglePlay ou AppleStore), o usuário terá a participação efetiva na gestão do clube. As decisões passam desde escolhas simples, como a do uniforme que o clube irá atuar, até situações mais complexas, como a contratação de técnicos e jogadores.

Para participar do processo, os Metafooters – como são chamados os usuários – precisam adquirir uma licença de uso que pode ser mensal ou por temporada, esta última válida durante todas as competições que o clube escolhido estiver atuando.

– O primeiro clube em uso é o Sport Club Jaraguá (de Jaraguá do Sul), mas não fica restrito a parceria com só com o Jaraguá. É o primeiro parceiro. Temos conversas para que atinja a outros clubes. Temos conversas no nordeste, com clubes da região. A ideia é que tenha uma gama de clubes disponíveis para que o usuário possa escolher com qual deles ele quer interagir – comenta Lucas.

Outros dois aspectos apontados por Lucas são a transparência e a segurança. Segundo ele, a parceria do Metafoot com a SoftExpert – empresa joinvilense de soluções tecnlógias para gestão corporativa – proporciona novas oportunidades para que os clubes apresentem mais clareza sobre a tomada das decisões. O aplicativo ainda terá mecanismos para evitar que as decisões prejudiquem o clube.

– Temos ferramentas para que isso não ocorra. Tem um direcionamento, através dos gestores do Metafoot que disponibilizam no aplicativo opções viáveis nas enquetes. São decisões que nós, como gestores do clube tomaríamos. Justamente para inibir que as coisas aconteçam sem um certo controle. Além de termos o vínculo de uma licença por CPF, ou seja, a mesma pessoa não pode adquirir várias licenças – explica.

A plataforma trabalha em duas frentes diferentes: um acordo com os clubes para a gestão e a comercialização das licenças para os usuários. Por um lado o Metafoot faz a avaliação das demandas do clube e disponibiliza as enquetes para os usuários que estiverem operando no aplicativo para a tomada de decisão.

– A Metafoot participa de todos os processos de gestão do clube, desde a contratação até os processos administrativos e gerenciais. Todas essas decisões tem a participação de quem adquiriu o aplicativo. Nenhuma tomada de decisão é exclusiva da diretoria do clube, mas em conjunto com os usuários que adquiriram o aplicativo. É um modelo diferente do que tem hoje em dia – esclarece.

Para o clube, não é uma consultoria, ressalta Lucas. Ele esclarece que o Metafoot tem parceiros para a gestão dos processos administrativos. Além da SoftExpert, existe um parceria com o Sicredi. Por isso, o aplicativo, explica Lucas, é um operador dos processos.

– Nós somos operadores da gestão do clube através do aplicativo. Identificamos as demandas internas e disponibilizamos para a tomada de decisão dos usuários. Quem tiver o aplicativo é que vai decidir o que precisa ser feito e em que momento fazer – conclui.

Início da operação

A partir de julho o aplicativo entra em operação e poderá ser adquirido através das App Stores. Conforme ressaltado por Lucas, no primeiro momento os Metafooters poderão interagir nas decisões do Sport Clube Jaraguá. O clube catarinense disputa a Série C do Catarinense e o Copa Santa Catarina Sub-20.

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Últimas Notícias