A etapa de Porto Alegre do Meeting Paralímpico Loterias Caixa marcou o final de semana de conquistas dos atletas da Associação Paralímpica de Joinville (APJ). Eles estiveram entre os 200 participantes da competição no último sábado, 14, realizada na piscina do GNU (Grêmio Náutico União), para as provas de natação. Ao todo, os três ficaram com sete medalhas de ouro.
Disputando as provas na categoria de pessoas com deficiência visual, Luana Mendes ganhou as provas do 100m costas, 200m medley e 400m livre. Mara Cavalca foi a vencedora nas provas de 50m livre, 100m livre e 100m peito. Já Vanderlei Quintino ficou com o ouro nos 200m medley.
Os três se preparam para representar a cidade no Parajasc, que acontecerá na cidade de Itajaí entre 5 e 10 de dezembro deste ano. A competição é organizada pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o objetivo de desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite. É idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.
Em 2023, o Meeting teve sua primeira edição em julho e já passou por sete cidades: Manaus (AM),Campo Grande (MS), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Até o final do ano, ao todo, 10 capitais brasileiras vão receber o Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento ainda vai passar por Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Texto: Jota Amaral