Com apenas 15 anos, o joinvilense Léo Cavalcanti viveu nesta segunda-feira (18) uma experiência inesquecível em sua tão jovem carreira. Um dos destaques da temporada 2023 da Fórmula Delta, o piloto acelerou pela primeira vez um carro da Stock Series, divisão de acesso para a Stock Car Pro Series, principal categoria de turismo do país.
O treino aconteceu no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e Léo pilotou um dos carros da equipe W2/ProGP, um dos maiores times da categoria e que no domingo (17) conquistou o título de campeã de 2023 com o piloto Zezinho Mugiatti.
Léo fez três sessões de testes ao longo do dia e completou 60 voltas. Entre os desafios, guiou pela primeira vez um carro de quase uma tonelada e meia e 350 cavalos de potência.
– Foi um dia muito especial para mim. Meu primeiro contato com um carro de turismo e é completamente diferente do carro que eu piloto hoje na Fórmula Delta, que é um monoposto. O Stock Series tem quase uma tonelada e meia, então, é muito mais pesado para guiar e é bem diferente para acelerar e para frear. O carro da Delta é bem mais leve, chega no máximo a 400 kg – destacou Léo.
O piloto, que começou a correr há apenas dois anos no kart, vê com bons olhos um futuro na categoria, que pode ser a porta de entrada para a Stock Car principal, onde correm atualmente grandes nomes do automobilismo brasileiro, como os ex-Fórmula 1 Rubens Barrichello e Felipe Massa.
– A Stock Series é uma categoria muito importante para quem pretende seguir carreira no turismo e quem sabe no futuro estar na Stock Car. Poder correr lado a lado com esses grandes pilotos que sempre acompanhei pela TV, com certeza, seria uma grande realização – afirmou.
Futuro na carreira
Léo também foi elogiado por Duda Pamplona, ex-piloto da Stock Car e chefe da equipe W2/ProGP.
– Sempre que terminamos a temporada, realizamos este teste para pilotos estreantes e acredito que seja uma oportunidade muito boa para eles conhecerem o carro. A Stock Series vem formando novos pilotos e que almejam estar um dia na Stock Car principal e o Léo faz parte dessa safra jovem, que está acelerando pela primeira vez um carro da categoria e que é completamente diferente de tudo o que ele já guiou até aqui. Então, tem um período natural de adaptação, mas ele foi super bem e conseguiu melhorar e evoluir a cada treino – comentou Pamplona.
Sobre o futuro, Léo ainda estuda as possibilidades.
– Ainda não temos nada definido para 2024. A Porsche Cup também pode ser uma possibilidade, pois é uma categoria que vem crescendo muito, mas após o teste da Stock Series agora meu foco é a última etapa da Fórmula Delta – contou.
Na temporada 2023, Léo Cavalcanti conta com o apoio e patrocínio das empresas Ícaro Express Logistics, Cooper Indústria, FGM Dental Group, Schulze Recuperação de Crédito, Marine Seguros e Pneus Aqui.
Programação 8ª Etapa Fórmula Delta:
Quinta-feira, dia 21
9h45 – Treino Livre 1
12h50 – Treino Livre 2
Sexta-feira, dia 22
8h00 – Treino Classificatório
11h00 – Corrida 1
Sábado, dia 23
11h30 – Corrida 2
Classificação do campeonato da Fórmula Delta, após sete etapas (Top-10):
1. Eduardo Araujo 174
2. Gabriel Moura 130
3. Ethan Nobels 128
4. Guilherme Favarete 94
5. Rogerio Grotta 91
6. Vinicius Mercez 87
7. Alfredinho Ibiapina 84
8. Rodrigo Rocha 73
9. Leonardo Cavalcanti 72
10. Filippo Fiorentino 71
Da redação.