A joinvilense Gabriella Giraldi, de 21 anos, brilhou nos Jogos Sul-Americanos de Esporte Sobre Rodas, nesta semana, em Assunção, no Paraguai. Competindo em duas categorias, a patinadora artística sagrou-se campeã na disputa em dupla e ficou com o segundo lugar no individual.
O ouro veio na apresentação com o catarinense Felipe Werle, de São João do Oeste. Juntos, Gabriella e Felipe somaram 111.55 pontos, superando os também brasileiros Arthur Bastos e Mell Trubat (77.90) e os argentinos Lucas Repetto e Rocio Cacciato (67.71).
Já no solo dance sênior (individual) a joinvilense ficou atrás apenas da brasileira Bianca Ameixeiro. Gabriella terminou a apresentação com 130.55 pontos, enquanto Bianca somou 134.69. Completou o pódio a paraguaia Erika Alarcon Anisimoff, com 127.74. Prata, Giraldi foi a segunda melhor entre 18 competidoras.
Ver essa foto no Instagram
Com os feitos, Gabriella Pereira Giraldi amplia ainda mais sua galeria de mais de 170 conquistas, que conta também com os títulos brasileiros nas categorias de dupla de dança e solo dance sênior no último mês. Única sul-americana campeã mundial de patinação artística — em 2019, na Espanha, na categoria júnior —, ela se prepara agora para tentar o bicampeonato mundial. Desta vez, na categoria de dupla de dança, no final de outubro, em Buenos Aires, na Argentina.
Os Jogos Sul-Americanos de Esporte Sobre Rodas são organizados pela Confederação Sul-Americana de Patinação. Em sua segunda edição é realizado de 2 a 9 de abril e conta com a participação de 15 países, sendo 12 da América do Sul e três da América Central: Argentina, Aruba, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Texto: Thiago Borges