Joinville terá oito alunos-atletas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – categoria 15 a 17 anos -, considerados a maior competição estudantil esportiva do Brasil. A abertura oficial ocorreu na noite de quinta-feira (16), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. As disputas em dez modalidades começam na sexta-feira (17).
Todos os atletas defendem equipes da Secretaria de Esportes (Sesporte) em competições como a Olesc e os Joguinhos Abertos de Santa Catarina.
A atleta mais experiente do grupo é Mariany Miyamoto, 16 anos, da ginástica rítmica e que integra a seleção brasileira adulta. Em 2014, na categoria 12 a 14 anos, Mariany conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR).
A técnica de Mariany, Vanessa Hagemann, também será a técnica da equipe de Santa Catarina na competição.
Os Jogos Escolares da Juventude são considerados como referência internacional. Consideradas as fases seletivas, os números chegam a mais de dois milhões de atletas e cerca de 4 mil cidades participantes.
Na edição de 15 a 17 anos são disputadas competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia.
Além das competições, os jovens atletas tem a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
- O grupo joinvilense
Atletismo
Thalia André, 16 anos, Escola Estadual Annes Gualberto
Gabriel Xistel, 17 anos, Escola Estadual Plácido Olímpio de Oliveira
Rafaela Lavorski, 16 anos, Escola Estadual Plácido Olímpico de Oliveira
Valdemar Miranda Neto, 17 anos, Escola Estadual Gustavo Augusto Gonzaga
Ginástica Rítmica
Mariany Miyamoto, 16 anos, Colégio Bom Jesus
Judô
Guilherme Smangorzewski, 16 anos, Escola Estadual Tufi Dippe
Natação
Pedro da Rocha Borin, 16 anos, IFSC,
Tênis de Mesa
Enzo Nakashima,atured 17 anos, Colégio Elias Moreira
Foto capa: Reprodução/Prefeitura de Joinville