A Liga Joinvilense de Futebol realizou na última segunda-feira (5) o congresso técnico para a edição 2021 da Primeirona. No encontro, com representantes dos 10 times que disputam a competição, foi definida a programação para o campeonato, fórmula de disputa e confrontos da primeira rodada.
As novidades ficam por conta retorno do Aviação à elite do futebol amador da cidade e a presença do Estrela do Sul, vice-campeão da Segundona 2019. Vale lembrar que, por conta da pandemia de Covid-19, as competições não foram realizadas na última temporada.
Fórmula de Disputa
Assim como em 2019, na primeira fase, todos os times se enfrentam entre si em turno único. Avançam na competição os oito melhores, sendo os dois últimos colocado rebaixados para a segunda divisão.
Já na segunda etapa, os classificados são distribuídos em dois grupos com quatro times cada, onde se enfrentam em turno e returno dentro de sua respectiva chave. Os dois melhores de cada lado avançam às semifinais, realizadas em jogos de ida e volta. A decisão ocorre em partida única na Arena Joinville.
Programação
Com 18 datas previstas, a Primeirona tem início programado para o dia 10 de julho (sábado), com o atual campeão Tamandaré recebendo o América, e término no dia 06 ou 07 de novembro. Confira abaixo a tabela da primeira rodada:
É importante ressaltar, porém, que, apesar de já desenhado, não há garantia alguma de que o campeonato saia do papel. Dependerá do cenário da pandemia de Covid-19 na região e dos decretos governamentais. Atualmente, estão vetados esportes coletivos e competições em todo o estado.
Mesmo assim, esperançosa, a estratégia da Liga Joinvilense de Futebol é se antecipar e já deixar tudo definido. Por isso, na próxima terça-feira, a LJF divulgará as demais rodadas da Primeirona. Na quarta (14), realizará o congresso técnico da Segundona, e no dia 22 de abril, o congresso técnico da Terceirona.
AGENDA LJF
13/04 (ter) – Definir tabela completa da Primeirona
14/04 (qua), às 19h15 – Congresso técnico da Segundona
22/04 (qui), às 19h15 – Congresso técnico da Terceirona
Texto: Thiago Borges