Nesta quinta-feira, 1, a Liga Joinvilense de Futebol (LJF) e a Fundação Pró-Rim lançaram oficialmente a Primeirona 2023, maior competição de futebol amador de Santa Catarina. A competição inicia no próximo dia 17 de junho e terá como novidade neste ano a realização dos jogos das finais nos bairros e não mais na Arena Joinville.
A Primeirona deste ano terá quatro fases. Na primeira delas, as equipes se enfrentam em turno único, classificando as oito melhores e rebaixando as duas últimas. Na segunda fase, os oito melhores se dividem em dois grupos se enfrentando em turno e returno. De cada grupo passam duas equipes para as semifinais, que serão disputadas em sistema de mata-mata. E fechando, na última fase, a disputa das finais, também em mata-mata.
O diretor administrativo da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, ressaltou a importância de realizar os jogos finais nos bairros, onde existe maior identificação com os clubes e onde estão os torcedores.
– O futebol está presente na vida das pessoas, do joinvilense. Por isso, estaremos lá nos bairros, apoiando a Primeirona – comentou Maycon.
Já o presidente da LJF, Laudir Zermiani, reconheceu que o apoio da Fundação é essencial para a realização da competição em parceria com a Liga.
– O apoio da Pró-Rim é muito importante para o esporte e para a nossa competição – afirmou Laudir.
Fruto da parceria entre a Fundação e a Liga serão as ações que acontecerão em alguns jogos com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar, bem como a presença do mascote Rinzito. Em algumas partidas, também haverá arrecadação de alimentos que serão destinados aos pacientes renais crônicos em situação de vulnerabilidade social.
– A Fundação Pró-Rim existe para estar inserida na comunidade. Queremos estar nos quatro cantos da cidade, levando prevenção e orientações de saúde. Isso é possível por meio do esporte – disse o presidente da Fundação, Dr. Marcos Vieira.
Premiações
Além dos troféus de campeão, vice-campeão, artilheiro e melhor goleiro da competição, a Primeirona 2023 fará uma homenagem a Amaro Pereira, ex-presidente do clube S.E.R.C Tamandaré, que faleceu recentemente. O nome de Amaro estará no Troféu Disciplina deste ano em reconhecimento ao serviços prestados por Amaro para o futebol amador joinvilense.
Estiveram presentes no evento o diretor de competições da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Carlos Crispim, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Diego Machado, e a Secretária Municipal de Esportes, Caroline Antunes Rodrigues, entre outros representantes do poder público, convidados e imprensa.
Texto: Jota Amaral