Connect with us

JEC

Joinville deve não disputar Campeonato Catarinense sub-15 e 17 nesta temporada; entenda

Foto: Ian Cesar/JEC

Após tomar conhecimento do protocolo da Federação, o Joinville não deve disputar os campeonatos catarinenses sub-15 e 17 nesta temporada. O ofício enviado aos clubes nesta semana rege as normativas para as competições de base e são similares ao do futebol profissional.

Isso engloba exames de Covid-19 no elenco e comissão técnica antes dos jogos, por exemplo. De acordo com o gerente de formação do JEC, as exigências inviabilizam a participação do time nessas duas categorias.

– O ofício fala em o clube ter que assumir todos os critérios da mesma forma que o profissional. Isso acaba gerando mais custos pra gente e atualmente a situação é bem complicada. Não só do Joinville, mas de vários clubes. Hoje, gerar mais um custo para o clube em relação à base não seria o caminho e a melhor forma. Ainda não temos uma posição final. Mas é 90% de chance de não participarmos das competições sub-15 e 17, principalmente  – explica Caio.

No documento enviado pela FCF, diz ainda que é responsabilidade do mandante arcar com os testes de coronavírus dos árbitros e representantes da Federação escalados para a partida. Quando visitante, o clube não pode viajar com dois elencos no mesmo ônibus – a prática é bastante comum nas categorias sub-15 e 17. Tanto que a tabela das competições geralmente são paralelas. Por exemplo, o JEC vai a Chapecó com os dois times, faz uma só viagem, e enfrenta o time da casa pelos respectivos estaduais (15 e 17) – jogos no mesmo dia e um em sequência do outro.

Em 2019, o Joinville chegou até as semifinais dos estaduais sub-15 e 17- Foto: Yan Pedro/JEC

As normativas também não agradaram outros clubes. Caio revela que a repercussão entre os coordenadores de base de todo o estado foi negativa. E a maioria abrirá mão das disputas se as exigências forem mantidas.

– A gente também tem conversado ali no grupo dos coordenadores, no WhatsApp. A manifestação é a mesma. Praticamente 90% deles se manifestaram contrária a posição da Federação. Se for mantida, pelo menos uns 70%, 80% dos clubes não vão ter interesse na disputa esse ano.

Por tudo isso, nesta temporada, a participação nas competições é facultativa, ou seja, não obrigatória. Ainda assim, o Tricolor aguarda um posicionamento final da FCF para bater o martelo.

  • OUÇA A DECLARAÇÃO DO GERENTE DE BASE DO JEC NA ÍNTEGRA:

 

Texto: Thiago Borges

SÉRIE D 2021

 

PRÓXIMO JOGO

3ªRodada
×

CLASSIFICAÇÃO - GRUPO A8

 
1 Comment

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC