Connect with us

CEPE

Joinvilense é convocado para o Mundial de Basquete em Cadeira de Rodas e faz história

Foto: Divulgação/CEPE

O paratleta joinvilense João Padilha foi convocado pela seleção brasileira nesta quarta-feira e entrou para a história do esporte de Santa Catarina. Jogador de basquete em cadeiras de rodas, ele é o primeiro catarinense a ser chamado para um Campeonato Mundial da modalidade. O torneio será disputado entre 9 e 20 de junho, em Dubai, nos Emirados Árabes.

O Brasil está no grupo A da competição, ao lado de Austrália, Itália e Emirados Árabes. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), o time sofreu uma grande renovação para o campeonato. “É uma seleção masculina muito renovada, com atletas que vão estrear na seleção em competições oficiais pela primeira vez”, disse Mário Belo.

Padilha iniciou no esporte paralímpico aos 12 anos, um ano depois de ser diagnosticado com um dos primeiros casos de osteorsarcoma em Joinville e precisar amputar a perna esquerda. Ele então entrou para o Cepinho – escolinha de esportes do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) – e foi um dos pioneiros da modalidade nas categorias de base do clube.

Prata da casa, João subiu para a equipe de competições do CEPE algumas temporadas depois, se destacando em competições estaduais e nacionais. Ele também acumula passagens pelas seleções de base, tendo disputado Parapan-Americano Sub-21 e Mundial Sub-23.

O Mundial de Basquete em Cadeira de Rodas deste ano terá a participação de de 16 seleções masculinas e 12 seleções femininas, com mais de 300 atletas competindo.

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em CEPE