O paratleta joinvilense João Padilha foi convocado pela seleção brasileira nesta quarta-feira e entrou para a história do esporte de Santa Catarina. Jogador de basquete em cadeiras de rodas, ele é o primeiro catarinense a ser chamado para um Campeonato Mundial da modalidade. O torneio será disputado entre 9 e 20 de junho, em Dubai, nos Emirados Árabes.
O Brasil está no grupo A da competição, ao lado de Austrália, Itália e Emirados Árabes. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), o time sofreu uma grande renovação para o campeonato. “É uma seleção masculina muito renovada, com atletas que vão estrear na seleção em competições oficiais pela primeira vez”, disse Mário Belo.
Temos mais convocações pra hoje! 📢
As Seleções Brasileiras de basquete em CR masculina e feminina vão para o Mundial de Dubai!
Saiba mais em: https://t.co/IPcuYbEG1y pic.twitter.com/b7Q6KT4ckQ
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) April 11, 2023
Padilha iniciou no esporte paralímpico aos 12 anos, um ano depois de ser diagnosticado com um dos primeiros casos de osteorsarcoma em Joinville e precisar amputar a perna esquerda. Ele então entrou para o Cepinho – escolinha de esportes do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE) – e foi um dos pioneiros da modalidade nas categorias de base do clube.
Prata da casa, João subiu para a equipe de competições do CEPE algumas temporadas depois, se destacando em competições estaduais e nacionais. Ele também acumula passagens pelas seleções de base, tendo disputado Parapan-Americano Sub-21 e Mundial Sub-23.
O Mundial de Basquete em Cadeira de Rodas deste ano terá a participação de de 16 seleções masculinas e 12 seleções femininas, com mais de 300 atletas competindo.
Texto: Thiago Borges