Connect with us

Copa SC

JEC possui apenas 25 partidas confirmadas em 2019

A nova realidade do Joinville apresentará uma mudança considerável no calendário da equipe em relação aos últimos anos. Com a participação na Série D, o JEC possui apenas 25 partidas confirmadas em 2019, número que não representa nem a metade das últimas cinco temporadas.

Para o ano que vem, o clube possui garantido apenas as 18 datas do Campeonato Estadual (caso a fórmula seja mantida), um jogo da Copa do Brasil e outros seis duelos da primeira fase da Série D. A Copa Santa Catarina, competição que na atual temporada rendeu outros 10 jogos ao calendário do JEC, não tem a fórmula de disputa nem a participação definida até aqui.

No cenário otimista, alcançando o título do Campeonato Brasileiro e indo até a terceira fase da Copa do Brasil, o JEC somaria 34 confrontos no ano. Um decréscimo considerável no comparativo com os últimos anos: 51 em 2017, 62 em 2016, 63 em 2015 e 58 em 2014.

Atualmente, segundo números da Universidade do Futebol, 85% das equipes do Brasil jogam apenas 17 partidas por ano, permanecendo seis meses inativas. Ao todo, mais de 16 mil jogadores ficam desempregados depois dos campeonatos estaduais.

A CBF ainda não oficializou o calendário 2019, mas a tendência – segundo informações preliminares – é que a proposta de 2018 seja repetida. Neste ano, a Série D teve início no dia 21 de abril e terminou no dia 30 de julho, com a decisão Treze-PB e Ferroviário-CE. Aos clubes eliminados na primeira fase, porém, a competição terminou no dia 27 de maio.

Texto: Gabriel Fronzi
Foto: Beto Lima/ JEC.com.br

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Mais em Copa SC