Tetracampeão, o Joinville tem a oportunidade de conquistar o seu quinto título da Copa Santa Catarina nesta semana – o time passou pelo Juventus ontem e vai decidir o caneco com o Concórdia. Entretanto, só de chegar à final o time já quebra um jejum que durava quase cinco anos. O clube não disputava uma decisão de campeonato desde 2016, quando foi vice-campeão estadual ao ser batido pela Chapecoense.
Da Copa SC, a última vez que o JEC esteve na final foi em 2013, quando faturou o tricampeonato consecutivo. O primeiro título veio em 2009. Do último caneco pra cá, foram apenas três edições do torneio (2017, 2018 e 2019), das quais o Coelho acabou eliminado logo na fase de classificação.
Se tratando de títulos, a última vez que a torcida comemorou um foi em 2015, do Campeonato Catarinense que depois acabou sendo homologado ao Figueirense no ‘tapetão’. Uma temporada antes, sim, a festa foi em massa, com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B.
Ou seja, são pelo menos cinco anos de sofrimento para o torcedor do Norte do estado.
A reviravolta, porém, pode começar nesta quarta-feira, dia 3. Em busca do título e, mais ainda, da vaga na Copa do Brasil, o JEC enfrenta o Concórdia, a partir das 17h, fora de casa, pelo jogo de ida de decisão da Copa SC 2020. O confronto decisivo está marcado para o próximo domingo (7), também às 17h, na Arena.
Não há critério de desempate nesta fase. Em caso de um empate pra cada lado ou uma vitória pra cada lado com empate no saldo de gols, o campeão será conhecido nos pênaltis.
Texto: Thiago Borges
Pingback: JEC inicia disputa da decisão da Copa SC nesta quarta-feira, fora de casa, contra o Concórdia – Esporte Joinville