A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) confirmou nesta semana o calendário e sede da Taça Brasil de Clubes 2021. O torneio será disputado em Dourados, sendo a primeira vez no Mato Grosso do Sul, entre os dias 20 e 26 de junho, com representantes de oito estados.
Atual campeão catarinense, o JEC/Krona estará em busca do terceiro título do torneio mais tradicional do salonismo brasileiro. Os demais clubes que farão a composição das vagas serão indicados por suas respectivas Federações, além do Juventude (MS), que tem vaga garantida por sediar a competição.
Fora o Tricolor, representando Santa Catarina, e o Juventude, estarão na disputa equipes de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Distrito Federal e São Paulo.
A tendência é os campeões estaduais de 2020 estarem presentes. Sendo assim, seriam Cascavel (PR), Passo Fundo (RS), Magnus (SP) e Abílio Nery (AM). Já Minas e Brasília Futsal devem ser indicados pelos títulos de 2019, já que os campeonatos mineiro e brasiliense não foram realizados na última temporada por conta da pandemia.
A Taça Brasil chegará este ano a sua 48º edição. O Joinville venceu o torneio em duas oportunidades, 2011 e 2017, e foi vice em outras três, 2012, 2013 e 2014.
Fora a Taça Brasil, o JEC/Krona disputará na temporada Liga Nacional, Recopa de Santa Catarina, Campeonato Catarinense e Jogos Abertos de SC – todos ainda sem datas definidas por conta do atual momento da pandemia de Covid-19 no país e estado.
Texto: Thiago Borges