Ainda sem vencerem na temporada, JEC e Atlético Catarinense se enfrentam nesta quinta-feira (9), em Florianópolis, no duelo dos lanternas do Campeonato Catarinense. O confronto, válido pela sexta rodada, começa às 19h, no Orlando Scarpelli. O Esporte Joinville transmite ao vivo, a partir das 18h, pelo Youtube (acesse aqui). Esse é o primeiro de dois compromissos que o Tricolor tem em sequência fora de casa.
Na zona de rebaixamento, JEC e Atlético Catarinense protagonizam o encontro dos desesperados e piores ataques da competição. Com quatro pontos e apenas um gol em cinco jogos, o Coelho é o penúltimo colocado, enquanto o time josefense soma apenas um tento até agora e nenhum gol marcado, na lanterna.
JOINVILLE — técnico Marcelo Martelotte
Enxergando o jogo como uma possibilidade de virada de chave na competição, Marcelo Martelotte enfatizou desde o empate com o Barra, quando fez sua estreia, que o time está sem confiança e precisa ter personalidade pra reverter a situação delicada no campeonato. Mas prevê um jogo difícil contra o último colocado.
Para a partida, inclusive, é provável que ele não consiga repetir a escalação. Com problema no músculo da coxa, Éwerton Páscoa não treinou com o restante do elenco durante a semana e deve desfalcar a equipe. Gabriel Ferreira e Guilherme Moller são os mais cotados.
Provável: Glauco; Marcos Martins, Gabriel Ferreira (Guilherme Moller), André Baumer e João Victor; Gilberto Jr. e Gledson; Kaio Wilker e Pedro Henrique; Henan e Roberson.
Desfalques: Éwerton Páscoa (músculo da coxa), Robertinho (se recuperando de cirurgia na fíbula) e João Vitor (em transição após uma meniscectomia).
ATLÉTICO CATARINENSE — técnico Eduardo Costa
Ainda sem saber o que é marcar gols na competição, a equipe foi a primeira trocar de técnico no Estadual, na terceira rodada. Mas Eduardo Costa chegou só última semana. O ex-volante tem a missão de lutar pela permanência do debutante time na Série A.
Em crise, o clube dispensou sete atletas nesta semana e aposta em jogadores jovens para escapar da degola. Para o confronto, a novidade pode ser o atacante Vinícius Tsumita, que fez sua estreia junto com o treinador, na derrota para o Hercílio Luz, no último fim de semana.
Provável: Sidão; Rikelmy, João Renato, Alex Alves e João Vitor; Patrick, Berg e Leleu; Vinícius Tsumita, Andriw e Fabinho.
Desfalques: Fábio Henrique (coxa esquerda), Romarinho (transição) e Leleu (suspensão pelo terceiro cartão amarelo).
CURIOSIDADE
Apesar da situação no campeonato, o JEC tem uma das melhores defesas do Catarinense, ao lado dos líderes Hercílio Luz e Brusque, com apenas dois gols sofridos.
Sendo assim, o confronto coloca frente a frente também o pior ataque (CAC) e a melhor defesa (JEC) do estadual até aqui.
HISTÓRICO
Joinville e Clube Atlético Catarinense nunca se enfrentaram. Será o primeiro confronto na história. O clube josefense foi fundando há apenas três anos, em 2020, e conquistou o acesso à elite do futebol estadual na temporada passada.
ARBITRAGEM
Aos 36 anos, Edson da Silva apita o jogo, auxiliado por Gizeli Casaril e Luciane Rodrigues dos Santos — todos do quadro da CBF.
Texto: Thiago Borges