O atletismo de Joinville terá três representantes nos Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade 2022, maior competição escolar do mundo. Juan Anding, Leonardo Mendes e Lays Silva venceram suas respectivas provas na seletiva nacional dos Jogos, realizada na última semana, em Aracaju-SE, e, desta forma, garantiram classificação para a e etapa mundial, que será disputada em Normandia, na França, em maio.
Juan foi campeão no lançamento de disco e vice no arremesso de peso. Leonardo, por sua vez, faturou a prova de 400 metros com barreiras, enquanto Lays sagrou-se campeã nos 100 metros com barreiras.
Além do trio, outras quatro atletas da Corville participaram da seletiva: Rayssa Pio e Patrícia Silva, que disputaram a prova de 2.000 metros com obstáculos e finalizaram na quarta e quinta posição, respectivamente; Branca Elena Haile, que ficou em 7º lugar no lançamento do dardo; e Maria Eduarda Chagas, que participou da prova dos 400 metros com barreiras e terminou na quinta posição.
Os atletas-alunos joinvilenses integram a delegação catarinense na seletiva e embarcaram acompanhados do técnico Alceu Cavalett, também da Associação Corville de Atletismo.
A Gymnasiade é promovida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). A competição, maior do segmento estudantil no mundo, acontece de dois em dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. O Brasil é o único país a ficar entre os três primeiros colocados nas últimas edições (Brasília-2013, Turquia-2016 e Marrocos-2018).
Texto: Thiago Borges
Pingback: Paratleta joinvilense é convocada para os Jogos Escolares Mundiais – Gymnasiade – Esporte Joinville