Connect with us

Copa SC

Guia da Copa SC: Tudo o que você precisa saber sobre a competição que garante vaga na Copa do Brasil 2024

Foto: Esporte Joinville

Vai começar a Copa MagicBet777  SC 2023 e o Esporte Joinville preparou um guia completo sobre as 10 equipes que disputam a competição. Da cidade, duas equipes entram em busca do título: Joinville e Nação. O objetivo final para todos é o título e a consequente vaga na Copa do Brasil de 2024, garantida ao campeão.

Se para alguns clube é tudo ou nada, para outros a Copinha servirá como laboratório para a disputa do Campeonato Catarinense. Por sinal, a competição é uma espécie prévia do que poderá acontecer na elite do futebol estadual em 2024. Das 12 equipes que disputarão a primeira divisão no próximo ano, apenas Criciúma e Brusque estão fora da Copinha.

A 22ª edição da Copa MagicBet777  SC terá turno único com os 10 clubes se enfrentando entre si na primeira fase. Os quatro melhores avançam para a semifinal disputada em jogos de ida e volta. Os vencedores das semifinais fazem a final em dois jogos.

Norte: Joinville e Nação

Reformulado, o Joinville chega para a Copa MagicBet777  SC com um elenco jovem e sob o comando de Fabinho Santos. Velho conhecido da torcida tricolor, o técnico chega para sua terceira passagem na equipe. Com um elenco de 29 atletas (11 oriundos do Sub-20, 14 contratações, dois retornos de empréstimo e duas renovações), o principal nome é do lateral-esquerdo Léo Campos. O defensor de 31 anos, ex-Camboriú, conhece bem o futebol catarinense. Léo tem passagens por Avaí, Criciúma, Figueirense e Marcílio Dias. Além do lateral, o atacante João Gabriel está na lista dos experientes do elenco. Com 27 anos, o jogador estava no Passo Fundo (RS). Na carreira, João tem a experiência de ter disputado cinco temporadas no futebol japonês. Outros dois jogadores “mais cascudos” podem ser anunciados no Tricolor, mas os nomes ainda não foram confirmados pela direção do clube. No extra-campo, o JEC precisa se equilibrar entre formar uma equipe competitiva e o processo de recuperação judicial que iniciou nesta temporada.

Títulos do JEC: 2009, 2011, 2012, 2013 e 2020

Leia mais: Com novidades e vontade de vencer, JEC projeta disputa da Copa Santa Catarina a partir desta semana

O Nação participa da Copa MagicBet777  SC pela primeira vez na sua história. Fundado em 2018, chega com a credencial de ter conquistado o acesso à elite do catarinense e o título da Série B estadual deste ano. Sob o comando de Rodrigo Cascca, o Auriazul deve manter boa parte do elenco. Mas o clube avalia alguns reforços, entre eles o jovem Cauã, de 19 anos, que disputou a segunda divisão pela Caçadorense. Dois jovens atletas que estavam emprestados ao Joinville, Hugo e Scottini, retornam para a equipe. A grande liderança do time é de Roger Bernardo. O experiente defensor comanda a zaga do Nação e conta com outro nome conhecido ao lado dele para fortalecer o sistema defensivo, o zagueiro Fernando, autor de um dos gols na final da Série B.

Títulos do Nação:

Capital: Figueirense e Avaí

Após garantir a permanência na Série C do Brasileiro, o Figueirense aposta todas as suas fichas na Copa MagicBet777  SC. O Alvinegro da capital terá na lateral do campo o comando de Paulo Baier, mantido como técnico do clube. Dentro das quatro linhas duas baixas: o atacante Gustavo França foi negociado com o Guarani (SP) e o lateral-esquerdo Raí pediu para deixar o clube. Debaixo das traves, o goleiro Thiago é a esperança do torcedor. Contra o Manaus, no último jogo da equipe pela competição nacional, o arqueiro operou um verdadeiro milagre.

“O Figueirense chega para a Copa SC fragilizado. A equipe de Paulo Baier escapou nós últimos instantes do rebaixamento à Série D e não deve reforçar o elenco para a competição estadual. O craque do time, Gustavo França, foi enviado ao Guarani e não atua mais pelo Figueirense”. – Arthur Alves, da Rádio Guarujá.

Títulos do Figueirense: 1990, 1996 e 2021

Grande rival do Figueirense, o Avaí tem 40 atletas inscritos na disputa. Mas certo mesmo é que, buscando a permanência na Série B do Brasileiro, o Leão da Ilha deverá iniciar a Copa MagicBet777  SC utilizando jogadores não aproveitados pelo técnico Eduardo Barroca e atletas do Sub-20, vice-campeão estadual deste ano. Sem vaga garantida na Copa do Brasil, o clube também busca a classficação através da Copinha, mas precisa dividir o foco e precisará se superar em campo para chegar na final da disputa.

“O Avaí está em boa fase na Série B, porém não ira utilizar seus melhores jogadores na primeira fase da Copa Santa Catarina. O Leão da Ilha está focado na Série B e a Copa SC fica em segundo plano”. – Arthur Alves, da Rádio Guarujá.

Títulos do Avaí: 1995

Vale do Itajaí: Marcílio Dias e Barra

O Marcílio Dias, atual campeão da Copa MagicBet777  SC, é um dos clubes que deve utilizar a competição como laboratório para o estadual do próximo ano. O clube se reformulou e trouxe Waguinho Dias para o comando técnico. Em busca do terceiro título da Copinha, o Marinheiro se reforçou dentro de campo e apresentou nomes como os goleiros Gabriel e Victor, os zagueiros Luan e Gustavo Brandão, do meia Juninho Tardelli e do atacante Gustavo Poffo.

“O Marcílio está montando um time do zero. Os quatro jogadores que ainda tinham contrato com o Marcílio não continuam. O Guilherme rescindiu, deve estar indo para o Tubarão. O Gabrielzinho foi emprestado, com opção de compra, para o Novo Horizontino. O Victor Hugo ainda não definiu, mas não vai ficar, vão rescindir ou vão emprestar e o Daniel Dias rescindiu” – Cacá Oliveira, do Esporte Campeão.

Títulos do Marcílio: 2007 e 2022

Outro estreante na disputa é o Barra. O Pescador terá um elenco formado por jogadores da base, todos Sub-20. E não só jogadores: o comando técnico será do alemão Adem Karaca, técnico do Sub-20 e coordenador técnico da base. Adem é o maior trunfo da equipe de Balneário Camboriú. Em sua carreira, ele acumula passagens pela base de clubes da Alemanha, sendo oito anos no Hoffenheim.

“Mesmo que tenha uma vaga na Copa do Brasil do ano que vem, as pretensões do Barra não são de brigar por título. É claro que, ninguém entra numa competição para perder. O Barra está montando, sim, um time muito competitivo só que o intuito do Barra, com o slogan de um clube formador, é oportunizar espaço para os atletas que vão representar a equipe. Fato cuirioso é que o clube irá disputar a competição com atletas do Sub-20. A maioria joga desde o Sub-15 juntos. É um elenco muito entrosado”. – Luiz Mendes da Rádio Menina.

Títulos do Barra:

Planalto Serrano: Internacional de Lages

O Leão Baio, assim como o Nação, chega credenciado após o acesso à Série A do Catarinense de 2024. Sob o comando do técnico Evandro Guimarães, o Internacional de Lages conquistou o vice-campeonato da Série B do Catarinense deste ano, perdendo justamente para o clube joinvilense. Apesar de manter a base para a Copa MagicBet777  SC, a direção do Colorado Lageano deverá fazer alguns ajustes no elenco, com dispensas e contratações. Dois nomes para ficar de olho são: o meia Danilo, eleito o craque da Série B, e o atacante Igor Bahia, um dos artilheiros da segunda divisão catarinense. Do lado de fora do campo, o Inter deve contar com seu torcedor no Tio Vida para empurrar a equipe.

Títulos do Inter de Lages: 1992

Oeste: Chapecoense e Concórdia

Com dificuldades na Série B do Brasileiro, a Chapecoense deve ter uma situação semelhante a do Avaí na disputa da Copa MagicBet777  SC, utilizando jogadores não aproveitados no elenco principal e atletas do Sub-20. O goleiro João Paulo e Neto são alguns dos jogadores que podem aparecer no time. A equipe deve ser comandada por Emerson Cris, da comissão técnica permanente. E apesar de se interessar pela vaga na competição nacional do próximo ano, o Verdão do Oeste tem quase 100% do foco na permanência da Série B.

“O foco principal é se manter na Série B. A Copa Santa Catarina será disputada com um grupo alternativo. São jogadores do Sub-20. Jogadores que tem contrato em vigência, mas que não tem espaço no time. A Chape inscreveu mais jogadores e a ideia é utilizar o elenco principal na final da competição para garantir a vaga na Copa do Brasil. Não existe uma mobilização tão grande assim, justamente porque a Série B é o carro-chefe da Chapecoense”. – Rangel Agnolin do Canal MaisSports.

Títulos da Chapecoense: 2006

O Concórdia pretende usar a competição como preparação para o Catarinense de 2024. A equipe mantém a base da Série D do Brasileiro, com poucas saídas. Um dos que deixaram o clube foi o experiente goleiro Sidão. Ruy e Vini Peixoto também deixaram o clube, assim como Itamar Schule. Para o comando, o Galo do Oeste efetivou Lucas Isotton, antes auxiliar de Itamar durante a Série D. Entre os reforços, dois nomes se destacam: Wendel, ex-Grêmio Prudente (SP) e João Felipe, ex-Inter de Limeira (SP).

“O Concórdia está num caminho muito legal na questão de base. A manutenção do técnico Itamar por duas temporadas foi, também, algo fora da curva. Resumindo, mantém uma boa base da Série D e um bom aproveitamento dos garotos que sobem da base, sendo que boa parte deles deu uma resposta legal.” – Marcos Feijó do Portal Sublinhado.

Títulos do Concórdia:

Sul: Hercílio Luz

Eliminado na segunda fase da Série D do Brasileiro após muita expectativa por conta da campanha no Catarinense deste ano, o Hercílio foca na Copa MagicBet777  SC com os olhos voltados para o Catarinense do próximo ano. Deixaram o clube 10 jogadores, na maioria reservas. Único titular que deixou o clube foi Felipe Menezes. O Leão do Sul contratou apenas um jogador. Velho conhecido do técnico Raul Cabral, o atacante Clayton, de 27 anos, que estava no Londrina (PR), chega para a competição.

“O Hercílio chega pra Copa Santa Catarina com uma expectativa muito boa. O foco nessa competição é sempre planejar o elenco pro Catarinense, claro, mas o clube entra na competição, ao meu ver, com a obrigação de chegar pelo menos na decisão. Principal nome pra essa competição é o Vitinho, que voltou do Avaí e foi bem nos dois jogos contra a Ferroviária. Deve vestir a 10 e comandar o time na Copinha.” – Caio Maximiano do Portal Infosul.

Títulos do Hercílio:

Novidades nas transmissões

A Copa Santa Catarina passa a se chamar Copa MagicBet777 SC. Com contrato de naming rights, a casa de apostas também fará as transmissões de todos os 51 jogos da competição ao vivo no seu canal do YouTube, a MB TV. A abertura acontece nesta quarta-feira, 30, com o jogo do Joinville.

Confira os jogos da 1ª rodada da Copa Santa Catarina:

30/08 – 20h – Joinville x Figueirense – Arena Joinville
02/09 – 15h – Chapecoense x Marcílio Dias – Arena Condá
02/09 – 15h – Hercílio Luz x Inter de Lages – Anibal Torres Costa
02/09 – 15h – Barra x Nação – Augusto Bauer
03/09 – 17h – Avaí x Concórdia – Ressacada

Texto: Jota Amaral

*Com a colaboração de Cacá Oliveira (Esporte Campeão), Rangel Agnolin (Canal MaisSports), Luiz Mendes (Rádio Menina), Caio Maximiano (Portal Infosul), Marcos Feijó (Portal Sublinhado) e Arthur Alves (Rádio Guarujá).

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Copa SC