Connect with us

Ginástica Rítmica

Ginasta joinvilense embarca para treinamento com a seleção brasileira visando as Olimpíadas de Tóquio

Foto: Arquivo Pessoal

A atleta joinvilense Mariany Miyamoto, 19 anos, embarcou nesta sexta-feira para Portugal, onde participará de treinamentos com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjuntos visando as Olimpíadas de Tóquio 2020, remarcada para 2021. A convocação chegou no início da semana, após 16 semanas de atividades on-line, e foi recebida com muita festa pela jovem e todo o staff que a acompanha há anos.

– E a tão sonhada convocação chegou. Um sonho que nos acompanhou desde os primeiros passos. E essa conquista pode ser resumida em uma foto (Mariany segurando uma bola). Representa toda sua garra nesses anos todos, sem desistir um único dia. Agarrou essa bola como agarrou todas as oportunidades que teve até hoje. E não será diferente agora! – comemorou Vanessa Hagemann, técnica da atleta desde o seu início na modalidade, em 2004.

– Foi um sonho que ela não sonhou sozinha. Acompanhamos diariamente a luta dela por essa vaga, e ela veio merecidamente. Agora nossa torcida é pra que tenha muito sucesso dentro da seleção – disse Cátia Passos, coordenadora da GR em Joinville.

Tetracampeã consecutiva do Jogos Abertos de Santa Catarina, Mariany se tornou referência na modalidade no estado principalmente nos últimos cinco anos. De 2015 pra cá, a atleta dominou os pódios nos Jasc, Joguinhos e campeonatos estaduais, além de ser protagonista em torneios nacionais. Neste período, também defendeu o Brasil em Pan-Americano, Sul-Americano e Copa do Mundo. Mas é a primeira vez que a jovem é chamada para a seleção brasileira de conjuntos.

Mariany foi recordista de medalhas nos Jasc 2017 e atleta destaque em 2018 – Foto: Arquivo/Fesporte

A convocação da técnica Camila Ferezin representa muito mais. É a possibilidade da joinvilense disputar pela primeira vez uma edição dos Jogos Olímpicos, principal competição esportiva no mundo. Mas para isso, Mari, como é carinhosamente chamada, vai precisar passar por outra provação. Das 12 ginastas chamadas pela treinadora brasileira, somente cinco vão às Olimpíadas. E ainda não há previsão de quando sejam divulgada as escolhidas.

O voo da delegação brasileira com mais de 70 atletas, incluindo a joinvilense, decolou às 16h10 desta sexta do Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, e tem aterrizagem prevista para às 5h55 deste sábado (horário local), em Lisboa, capital de Portugal.

Missão Europa

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desenvolveu o projeto Missão Europa, devido à situação crítica da pandemia no país. O objetivo é dar sequência à preparação dos (as) brasileiros (as) para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorrem entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.

Nesta sexta, mais de 70 atletas de seis modalidades (boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, nado artístico e natação) embarcaram para o continente europeu, dando início à “Missão”. Esse movimento ocorrerá com mais frequência entre os meses de julho e dezembro, período previsto pelo COB e Confederações Brasileiras Olímpicas para intensificar os trabalhos.

A entidade não estipulou quando retorna ao Brasil, mas prevê que ocorra apenas quando os ginásios no país puderem ser utilizados pelos atletas.

Protocolo Rigoroso

O Comitê criou protocolos rígidos. Todos os membros da delegação foram testados três dias antes do embarque. E só viajou quem teve o resultado negativo para Covid-19.

Ao desembarcar em Portugal, os componentes do Time Brasil vão se submeter a uma nova bateria de testagens (PCR e sorologia) e permanecerão em quarentena, isolados em dormitórios do Centro de Treinamento Rio Maior Sports Centre, localizado a 75km de Lisboa, até que sejam divulgados os resultados. Os atletas com testes negativos vão passar por avaliações físicas antes de serem liberados para os treinos, que deverão ter início na próxima segunda-feira (20).

Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Ginástica Rítmica


Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402