Connect with us

Últimas Notícias

Fortalecimento da base é um dos focos do vôlei feminino para 2018

O vôlei feminino em Joinville não tem equipe adulta, por conta do investimento que um time de alto rendimento custa. O objetivo do projeto é nas equipes de base (mirim, infantil e Sub-19).

“Quando as atletas passam dos 18 anos, buscam outras equipes, principalmente fora de Santa Catarina, porque aqui não é muito forte. O Estado mais procurado é São Paulo, onde o polo é maior”, relata Geraldo Matos, técnico da modalidade.

O foco, portanto, é todo nos times de formação. E para o ano que vem alguns planejamentos já estão sendo traçados para melhorar o desempenho da modalidade.

“Estamos procurando trazer mais gente pra ajudar. Com mais profissionais podemos melhorar nosso nível”, afirma.

Mas engana-se quem acha que o nível técnico da equipe ocorre apenas nos treinos com a bola. Para que o rendimento na quadra melhore, muitas vezes é preciso intensificar exercícios fora das quatro linhas. Para isso, o vôlei feminino de Joinville já sabe onde melhorar.

“Temos que dar sequência ao trabalho. Aperfeiçoar bastante a técnica e a condição física – que vai ser mais valorizada – e isso facilitará muito o trabalho. Quanto mais forte e rápida ficarem, mais fácil fica pra jogar”, explica Geraldo.

  • Um ano bom: “completo”…

“Dá pra dizer que 2017 teve um saldo positivo”, avalia o técnico.  No início do ano, equipe infantil conquistou o terceiro lugar na Copa Mercosul – competição com equipes do Brasil, Chile, Argentina, Peru . “Foi uma grande colocação”, afirma. Logo em seguida, o time participou do Festival Nacional de Estrelas e ficou em 8º lugar, dentre 10 equipes.

Time mirim de Joinville que foi campeão no Festival Internacional de Voleibol (Foto: Divulgação)

Já o time mirim subiu no lugar mais alto do pódio na Série Prata do Festival Internacional de Estrela. Participaram da competição 28 equipes, sendo do Brasil, Argentina, Peru, Uruguai e Chile. “É a nossa menor categoria e já conseguiram um bom resultado”. Depois de conquistas a medalha dourada, as meninas Sub-14 conseguiram uma ótima colocação na Taça Paraná – maior competição da categoria no país. Atuando contra os melhores times e jogadoras do Brasil, as joinvilenses voltaram pra casa com o quarto lugar.

  • O mais importante do ano

Foi numa competição de Santa Catarina que o vôlei feminino surpreendeu e conquistou um resultado de rara felicidade.

“Com a equipe Sub-19 disputamos os Joguinhos e fomos campão invicto, sem perder nenhum set”, conta Geraldo.

Meninas que trouxeram o ouro nos Joguinhos para Joinville (Foto: Divulgação)

O vôlei feminino não ganhava o título do Joguinhos há 13 anos. “Foi um ano mais completo, porque as três categorias se destacaram”, avalia o treinador

  • Destaques

Helena Wenk Hoengen (mirim), de 12 anos, é “uma super promessa. Bem alta, com uma desenvoltura bem avançada”. Ganhou o título de Jogadora Revelação no Festival Interncioanal. Por conta disso, foi elogiada pelo treinador do Praia Clube, que também é auxiliar do time adulto masculino.

Gabriela Baggenstoss Stradiotto (mirim): Considerada a atleta mais valiosa (MVP) da Série Prata do Festival Internacional de Estrela – o significa que foi a melhor jogadora.

Emili (infantil): Atua como ponteira e foi a principal referência do time durante o ano.

Ana Paula Nunes (Sub-19): É levantadora… “tem muito talento, e habilidade acima da média”, revela Geraldo.

Heloise Soares: Melhor levantadora da Série Prata do Festival Internacional de Estrela.

  • Plantando para colher

A categoria mirim de Joinville está forte e com destaques. A preocupação da modalidade é dar sequência no trabalho para lá na frente obter os resultados.

“É um grupo muito forte fisicamente e tecnicamente. Nossa ênfase maior vai ser trabalhar nessas categorias para daqui uns dois anos tentarmos o feito de sermos campeões nos Jogos Abertos de Santa Catarina de novo”, relata o comandante.

  • Renovação

Com a maioridade da atletas, elas deixam de compor o time de Joinville, e com isso a modalidade precisa subir as meninas das categorias inferiores para compor elenco. Por conta disso, o time infanto sofrerá baixas.

“Muito do time sub-19 estouraram a idade e a equipe deve ter uma queda no próximo ano. Por isso, já queremos jogar os Joguinhos de 2018 com a equipe Infantil para fortalecer essas meninas”, explica.

  • A dura realidade

Hoje, a modalidade tem patrocínios e parcerias pontuais, porém não são suficientes para bancar todos os gastos, principalmente, nas grandes competições.

“Necessitamos muito de patrocínio. A Secretaria de Esportes ajuda com local de treino e gastos com viagem, principalmente quando são competições da Fesporte. Mas quando é Campeonato Estadual, Nacional, precisamos ter dinheiro pra pagar custo com a viagem, taxa de arbitragem…”, explica Geraldo Matos.

Sem condições financeiras próprias, muitas vezes as famílias das atletas são o alicerce da modalidade.

“Quando não conseguimos arrecadar dinheiro para cobrir os custos de competições como o Festival de Estrelas, que é muito importante para as atletas jogarem, a gente tem que pedir para que os pais das atletas paguem”, conta o treinador.

  • E o vôlei de quadra masculino?

Os meninos também representaram muito bem a cidade em 2017. Quase pegaram pódio nos Joguinhos Abertos e Campeonato Estadual, onde ficaram em quarto lugar. Já nos Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistaram, apenas com atletas da casa e montada às pressas, o terceiro lugar.

Delegação joinvilense posa com medalhas e troféu do 3º nos Jasc, em Lages (Foto: Divulgação)

Fotos: Divulgação/Redes Sociais
Texto: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Últimas Notícias


    Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402

Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 2056

Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, bool given in /home/admin/domains/esportejoinville.com.br/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3402