O São Caetano surpreendeu muita gente ontem, ao comunicar que estava abrindo mão de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D (veja aqui). Com a decisão, a Federação Paulista de Futebol já definiu o herdeiro para a vaga. Trata-se do EC São Bernardo, quarto colocado da última edição da Copa Paulista, que disputaria uma competição nacional pela primeira vez na história.
A informação foi divulgada pelo site Futebol Interior, do estado de São Paulo, que apurou ainda faltar o clube do ABC Paulista confirmar sua participação. “Nesta quinta-feira, a diretoria alvinegra irá se reunir para verificar as condições financeiras”.
O São Caetano havia ficado com a vaga por conquistar a Copa Paulista de 2019, mas alegou dificuldades financeiras para abandonar a disputa. O vice-campeão, XV de Piracicaba, já participou da Copa do Brasil, herança da mesma competição.
O time na sequência, pela classificação, é o Mirassol, que já está garantido na Série D pela campanha no Paulistão de 2019. Dessa forma, o EC São Bernardo tem o direito legítimo de um lugar na disputa.
Caso opte por não ingressar no Brasileiro, o Comercial deve ser o indicada para ficar com a vaga. Ainda segundo o site Futebol Interior, o time de Ribeirão Preto já sinalizou que está disposto a disputar a competição nacional.
O EC São Bernardo disputa a terceira divisão do campeonato estadual. Com 20 pontos – seis vitórias, dois empates e três derrotas – em 11 jogos, o Vovô do ABC, fundado em 1928, ocupa atualmente a vice-liderança da Série A3 do Paulista, também paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus.
Texto: Thiago Borges