O futsal catarinense começa a se movimentar. Se a bola pesada ainda não tem data para começar a rolar no estado, os Congressos Técnicos que antecedem o início das competições masculinas foram definidos pela Federação Catarinense de Futsal (FCFS).
A tedência é que a Série Ouro tenha a presença de 12 equipes na disputa em 2024. Além do JEC/Krona Futsal, atual campeão, as outras cinco equipes que disputam a Liga Nacional sinalizaram que irão participar da competição, o São Lourenço Futsal, o Blumenau Futsal, Joaçaba, Jaraguá e Tubarão. Eles se somam a outras seis equipes: São Francisco Futsal, Camboriú Futsal, ACF Criciúma, ACBF Balneário Camboriú, APAFF Florianópolis e o Concórdia, a única equipe do estado confirmada no Brasileiro.
O calendário e o regulamento da Série Ouro deve ser apresentado pela FCFS no dia 17 de fevereiro, em Blumenau. A entidade ainda fará o Congresso da Série Prata, antiga 1ª Divisão, no dia 24 de fevereiro, em Lages, e das categorias de base no dia 2 de março, em Florianópolis.
Feminino
A FCFS ainda não tem data definida para reunir as equipes que pretendem disputar as competições do feminino. A Federação pretende realizar a disputa da Série Ouro no adulto e de quatro categorias da base, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18.
A expectativa é de que Joinville tenha um representante na Série Ouro. Em 2023, o técnico do Audax Joinville, Zé Bruxo, sinalizou que a equipe tem a intenção de partipar da competição.
Texto: Jota Amaral