A partir deste sábado (3), 18 escolas vão representar Joinville na 37º edição dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), voltados para estudantes de 12 a 14 anos, na cidade de Curitibanos. De escolas públicas e particulares, 81 alunos joinvilenses que venceram a etapa municipal, realizada no ano passado, vão disputar o título estadual.
Os atletas de mais populosa cidade do Estado vão disputar as modalidades individuais de tênis de mesa, com dois atletas; atletismo, com 21 atletas; e xadrez, com dois atletas. As modalidades coletivas são as de basquete masculino e feminino, handebol e voleibol masculino, equipes compostas por 56 atletas.
Além das modalidades em que os joinvilenses concorrem, haverá confrontos de badminton e ciclismo, entre os dias 3 e 4, e de futsal masculino e feminino, handebol e voleibol feminino, entre os dias 6 e 10. Um total de 2.786 estudantes de 290 escolas do estado vão participar das disputas. A cerimônia oficial de abertura será no ginásio Onofre Santo Agostini, no dia 6 de agosto.
Por motivos de logística, algumas modalidades dos Jesc serão disputadas em outras cidades. A natação acontecerá de 23 a 25 de agosto, paralela à programação da Olesc, no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça. As disputas do judô acontecem entre os dias 17 e 21 de setembro, na Olesc, em Videira. A luta olímpica será disputada no dia 28 de setembro, junto das disputas dos Jesc dos mais velhos (15 a 17 anos), em Blumenau. Enquanto a ginástica rítmica já foi realizada em julho, em Brusque.
Considerando a fase classificatória, 11.284 estudantes de 1.281 escolas de 276 municípios participam em dos Jogos. Também estão envolvidos no evento 12.731 professores. Os Jogos Escolares de Santa Catarina são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as prefeituras.
Escolas que representam Joinville:
Colégio do Bonja, Colégio Elias Moreira, Colégio Machado de Assis, Colégio Positivo, Colégio da Univille, EEB Francisco Eberhardt, EEB Professora Jandira D’Ávila, EEB Professora Maria Amim Ghanem, EEB Professor João Martins Veras, EEB Professor Rudolfo Meyer, EEB Senador Rodrigo lobo, EEB Vereador Guilherme Zuëge, EM Amador Aguiar, EM Doutor Abdon Batista, EM Padre Valente Simioni, EM Plácido Xavier Vieira, EM Prefeito Max Colin e EM Prefeito Nilson Wilson Bender.
Edição: Thiago Borges