O Joinville Vôlei é campeão da Superliga B 2023. Em jogo emocionante, com o Centreventos Cau Hansen completamente lotado, o time venceu a final sobre o Monte Carmelo, por 3 sets a 1, na noite desta quinta-feira (30), e garantiu o seu segundo título nacional em menos de um ano.
A taça, que veio para coroar a temporada 2022/2023 da equipe, foi levantada após o triunfo com parciais de 25/21, 25/20, 30/32 e 25/21, e mostrou a força do elenco. O oposto Wallaf saiu do banco para marcar o ponto de saque que fechou o primeiro set e substituiu o principal pontuar do time, o cubano Bisset, no último, inflamando a torcida.
O clima de rivalidade e revanche foram ingredientes a mais na decisão. O time mineiro foi o único que derrotou os joinvilenses na primeira fase do torneio e o reencontro aconteceu no mesmo palco daquela partida válida pela terceira rodada, vencida pelos visitantes por 3 sets a 1. Desta vez, porém, Joinville foi mais consistente e equilibrado, para emplacar a nona vitória consecutiva e dar o troco daquele 4 de fevereiro.
Primeiros colocados na fase de classificação com os mesmos 21 pontos e vitoriosos na semifinal melhor de três por 2 a 0, os dois clubes têm vaga assegurada na Superliga A 2023/2024 e vão voltar a se enfrentar na elite do voleibol brasileiro na próxima temporada.
O título da Superliga B é o segundo da jovem equipe, fundada em agosto de 2022, sob presidência do bicampeão olímpico Geovani Gávio. No fim do ano passado, o time já havia faturado a Superliga C, divisão inicial do principal campeonato da modalidade no país.
Texto: Thiago Borges
1 Comment