Pela sétima rodada da Liga Nacional de Futsal, o JEC/Krona conseguiu uma virada sensacional, vencendo o Joaçaba por 3 a 2 na noite deste sábado, 13. O resultado mantém a invencibilidade e os 100% de aproveitamento do Joinville na competição, com sete vitórias em sete partidas. Os gols do Tricolor foram anotados por Ernani, Eder Lima e Xuxa.
A partida se mostrou muito difícil para o Tricolor que, mesmo tentando manter as características do seu jogo, enfrentou um adversário bem postado na defesa e que tinha como principal trunfo estar em casa diante do seu torcedor, no Ginásio da Unoesc.
E o fator casa ajudou. Em um primeiro tempo muito disputado, com as duas equipes criando boas oportunidades, foi o Joaçaba quem abriu o placar logo aos dois minutos. Em jogada pela ala direita, a bola foi cruzado e bateu no pé de Xuxa, sobrando para Leandrinho, que chegou batendo forte sem defesa para William. Faltando seis para terminar, novamente pela ala direita, Rafão recebeu e, no giro, bateu forte para ampliar.
O jogo seguiu equibilibrado com as duas equipes finalizando muito, mas com mais efetividade da equipe do meio-oeste. Antes de fechar a primeira etapa, faltando três no relógio, o Joinville teve boa oportunidade em uma das poucoas chegadas dentro da área. Kevin recebeu dentro da área e tentou de letra, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Na segunda etapa o jogo seguiu equibilbrado, porém o JEC seguia com dificuldades de furar a forte marcação do Joaçaba na frente da área. A equipe treinada por Vandré da Costa, apostava nos contra-ataques e quase chegou ao terceiro gol. Mas foi o Joinville quem marcou com Ernani. Após vencer a bola dividida, ele partiu com a bola para chutar forte no canto, diminuindo o placar. Em sete partidas na competição, o fixo tem sete gols marcados, com média de um gol por jogo.
Sem querer perder a invencibilidade, o Tricolor partiu para o ataque, pressionando o Joaçaba. Até que faltando três minutos para o fim, João Silveira cobrou falta e deu um passe milimétrico para Eder Lima escorar para dentro do gol defendido por Bruno. Foi o quarto gol marcado pelo pivô do Joinville na LNF.
E a virada veio. Faltando 50 segundos para o fim, em mais uma oportunidade na bola parada o terceiro gol veio com Xuxa, que, sozinho, recebeu passe na cobrança de falta e bateu no alto do, indefensável para o goleiro Bruno. O Joaçaba ainda foi para o tudo ou nada com goleiro linha, mas a vitória, a invencibilidade e os 100% de aproveitamento ficaram com o Tricolor.
Ao final da partida, o pivô Eder Lima, autor de um dos gols, falou sobre o comportamento da equipe diante de mais um jogo difícil para o Joinville, líder da LNF com 21 pontos em sete jogos disputados.
– Nosso grupo tá unido, mostra a garra dentro de quadra. A gente sabia que ia ser um jogo difícil, não começamos bem a partida, conversamos no vestiário e mudamos a nossa postura. Isso daí é JEC. Parabéns a todos os envolvidos e vamos dar continuidade que o ano ainda tem muita coisa – concluiu.
A vitória dá moral para a equipe que agora se prepara para a disputa da Libertadores de Futsal. A competição começa no próximo dia 21, domingo, em Caracas, na Venezuela e a estreia do Joinville será contra o Fantasmas Morales (BOL), às 15 horas, no horário de Brasília. Antes, o JEC tem mais um compromisso pela LNF, na quarta-feira, 17, em casa, contra o Atlântico (RS), às 20 horas.
Texto: Jota Amaral