Edenilson Roberto Floriani e seu técnico Eliandro Braz Lucio realizaram neste final de semana os últimos ajustes para a estreia no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão.
Desde o dia 15, Edenilson está em solo japonês finalizando sua preparação para a competição. Representando o Cepe/Whirlpool/Docol/Cristal/Sesporte, ele inicia sua trajetória no Mundial nesta terça-feira (21), na prova de Lançamento de Dardo, às 06:02, no horário de Brasília. No dia 25, Edenilson participará do Arremesso de Peso, às 05:33, também no horário de Brasília.
– Esse é meu segundo mundial e estou muito feliz em poder representar novamente minha cidade e o Brasil, desta vez junto com meu técnico. O treino já foi feito, agora é colocar em prática tudo o que treinamos – afirmou Edenilson.
O Mundial, realizado de 17 a 25 de maio no Kobe Universiade Memorial Stadium, reúne 1.069 atletas de 102 países, competindo em diversas provas de pista e campo. Pelo Brasil, serão 46 esportistas e 10 atletas-guia.
Os atletas brasileiros vão buscar melhorar suas marcas para subirem ou se manterem em boas colocações no ranking mundial de suas classes, além de fazer o índice A para os Jogos Paralímpicos, dois dos critérios de classificação pré-definidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O Mundial no Japão será realizado no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do evento, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus.
Da redação.