Connect with us

JEC

Do primeiro título como jogador pelo JEC para o comando da Selelção: Dorival Júnior é o novo técnico da amarelinha

Foto: Revista Placar/Divulgação

Após confirmada a saída de Fernando Diniz do comando da Seleção Brasileira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou Dorival Júnior como novo técnico da amarelinha. O que poucos sabem, é que a carreira de Dorival no futebol começou a deslanchar após sua passagem pelo futebol catarinense, principalmente pelo Joinville.

No Tricolor, o novo comandante da Seleção foi campeão do Catarinense de 1987, seu primeiro título na carreira. Ao lado de nomes como Geraldo Pereira, Paulo Egídio e Nardela, o ex-volante que na época era conhecido apenas como Júnior marcou seu nome na história do Joinville.

– Foi um período importante. A partir daí minha carreira começou a deslanchar – recordou Dorival em entrevista concedida ao NetVasco na época que comandava o clube carioca.

Dorival vestiu a camisa do Tricolor em 82 jogos (24 em 1986 e 58 em 1987) e anotou 2 gols, segundo o estatístico Anderson Miranda. Uma dos seus comentários ficou marcado na época quando ele brincou em entrevista à Rádio Cultura de Joinville que tinha apenas um título antes de sua chegada ao JEC, “título de eleitor”.

Dorival (terceiro em pé da direita para esquerda), foi campeão no JEC em 1987. (Foto: Revista Placar/Divulgação)

Carreira como treinador

Natural de Araraquara (SP), Dorival passou por inúmeros clubes durante sua carreira como treinador, iniciada lá nos idos de 2002. E apesar de não ter treinado o JEC, passou por três clubes catarinenses neste período, Figueirense, Avaí e Criciúma.

– O futebol catarinense, de um modo geral, fez parte da minha vida – acrescentou na época, relembrando os feitos pelo estado.

Nos últimos anos, os grandes títulos conquistados no comando de Flamengo e São Paulo, principalmente, o credenciaram para assumir o cargo de treinador da Seleção. O nome de Dorival foi o preferido de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, após o sonho de contar com o italiano Carlo Ancelotti ter ruído no último dia 29 de dezembro.

Na sua saída do clube paulista, Dorival deixou uma mensagem ao torcedor e um pedido para que entendam a sua decisão de partir para o seu sonho profissional.

– Deixo o São Paulo, hoje, pronto para enfrentar os desafios da temporada. No rumo certo e com grandes pessoas e profissionais os guiando. E também o deixo com o dever cumprido e um sonho pessoal atingido, de ser campeão com essa magnífica camisa. Chegou a hora de encarar outro desafio, que também era um de meus sonhos, e peço que todos entendam minha decisão – registrou o treinador.

Confira os clubes que Dorival comandou:

Ferroviária
Figueirense
Fortaleza
Criciúma
Juventude
Sport
Avaí
São Caetano
Cruzeiro
Coritiba
Vasco (2x)
Santos
Atlético Mineiro
Internacional
Flamengo (2x)
Fluminense
Palmeiras
Santos (2x)
São Paulo (2x)
Athletico Paranaense
Ceará

Texto: Jota Amaral

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em JEC