A Associação Corville foi a campeã geral do Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-16, realizado entre sexta e domingo (13 a 15) na pista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE). Com apenas sete atletas nas disputas a equipe somou 72 pontos deixando a AECD de Macaé (RJ) com o vice-campeonato, com 68 pontos, e a AD Centro Olímpico (SP) na terceira colocação com 65,5 pontos.
A competição organizada pela Condeferação Brasileira de Atletismo (CBAt) reuniu, ao todo, 847 atletas, de 140 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal. Na avaliação da entidade, a competição foi extremamente positiva, com recordes, resultados expressivos e equilíbrio na categoria que é a porta de entrada das competições.
Lucas Rosa se destaca
Com destaque para participação de Lucas Rosa, a Corville terminou as disputas do masculino no segundo lugar com 59 pontos. Lucas havia vencido os 100m com barreiras no sábado com o tempo de 12.88. No domingo, ele deu um passeio nos 300m com barreiras, ganhando com 37.15.
Ele quebrou o recorde do torneio, que era de Asafe Madai de Deus, com 37.40, desde 2011. O recorde brasileiro é do próprio Lucas, com 36.87, conquistado em agosto, na Gymnasiade, o Mundial Escolar, disputado no Rio de Janeiro (RJ).
– Essa é a minha melhor prova. Foi um resultado bom, mas eu não consegui melhorar. O meu PB é 36.87. Ainda disputo o Estadual de Santa Catarina, que foi cancelado e vai ser remarcado por causa da chuva, depois descanso e faço a base para a categoria sub-18 – disse o jovem velocista joivilense.
Lucas treina com Margit Weise e quer ir mais longe. “Minha meta agora é buscar vaga na seleção brasileira sub-18”, comentou. A história dele no atletismo começou depois de ganhar uma biciclata na Maratoninha da Caixa em Santa Catarina. Foi o incentivo que faltava para migrar para as pistas. “Eu jogava basquete, mas queria correr”, conta.
Além de Lucas, a equipe da Corville que disputou o Brasileiro Interclubes foi formada por Karine Martins, medalha de bronze no salto triplo, Igor Vieira, Gabriel Ody, Eloa Selvino, Mariana Oenning e João Victor de Souza. Os atletas estiveram acompanhados pela técnica Aline Bandeira.
A Associação Corville de Atletismo é um dos Centros de Formação do Atletismo, centrinho selo ouro da CBAt, apoiado pelas Loterias Caixa. São 56 centros em todo o Brasil atendendo a 3.700 crianças e adolescente, a partir dos 6 anos de idade.
Texto: Jota Amaral
*Com informações da CBAt