Terminou no último domingo, 9, com as finais do masculino, a 16ª Taça Joinville de Basquete. Os jogos aconteceram na Centreventos Cau Hansen e definiram os campeões das categorias. A competição foi organizada pela diretoria do Basquete Joinville e contou com chancela da Federacação Catarinense de Basquete (FCB) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).
No sábado, na quadra do Clube Ginástico, foram conhecidas as equipes campeãs do feminino. O Basquete Feminino Joinville foi o grande destaque conquistando o título nas categorias Sub-16 e Sub-18 e, de quebra a equipe ainda teve o destaque da competição no Sub-16, a jovem Maísa Cordeiro. A atleta foi convocada para compor a Seleção Catarinense da categorias, que irá participar do campeonato brasileiro de seleções. No Sub-14, a equipe de Piçarras ficou com o título.
As disputas do masculino foram equilibradas. No Sub-12, a DT Basket, do Paraguai, levou a melhor sobre o Basquete Joinville e ficou com o primeiro lugar. No Sub-14, os campeões foram os meninos do Botafogo (RJ), ao vencer a AJAB, de Jaraguá do Sul, na final com o Basquete Joinville em terceiro. No Sub-16, o LDPG (PR) ficou com o título. Já no Sub-18, o troféu de campeão foi para o time jaraguanese da AJAB. E, por fim, no Sub-22, outro título para o LDPG que venceu o Basquete Joinville.
Ao todo, foram disputados 121 jogos na 16ª Taça Joinville, dividios em quatro ginásios diferentes pela cidade, com todas as partidas acontecendo de forma simultânea. A competição reuniu equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de times da Argentina e do Paraguai.
Texto: Jota Amaral