A equipe joinvilense de skate parte para segunda participação nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina com representantes no Bowl e no Street. Em 2023, na estréia da modalidade, Joinville conquistou a terceira colocação como cidade e atletas com boas colocações, entre eles o joinvilense Pedro Gael, que foi medalha de bronze. Nesta edição, Pedro será mais uma vez um dos representantes da cidade, após ter ficado em primeiro na Seletiva Municipal de Bowl.
– Ano passado foi bem difícil, teve atletas de seleção brasileira e vários campeões brasileiros, esse ano está ainda mais disputado, pois aumentou o nível competitivo e o número de cidades, mas vou fazer o meu melhor – comenta Gael.
Pedro treina presencialmente com seu pai, Enaldier Araújo e on-line com o coach Macau Borges que está no Chile, onde treina presencialmente parte da Seleção Chilena e a skatista olímpica Josefina Tapia, também treina on-line o skatista Rafael Tomé que faz parte da Seleção Italiana. Josefina e Tomé estão classificados para o Mundial de Skate da Itália no segundo semestre de 2024.
– O Pedro é novo, dedicado, tem apoio da família e um estilo próprio, já vem conquistando bons resultados e destaque no skate, o trabalho com ele é visando evolução e um futuro excelente – comenta Macau Borges.
O time de skate viaja sábado (20) para Caçador. A competição de skate Bowl acontece no dia 22, em Curitibanos, e de Street nos dias 24 e 25, em Caçador. A cidade de Joinville será representada no skate bowl por: Davi Defrein, Iago Castro, Pedro Gael e Lara Gonçalves. No skate street por: Haniel Hemã, Bryan Lemos e João Victor, o técnico será Jonathan de Brito e Enaldier Araújo como assistente.
O skate nos Joguinhos
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) incluiu o skate como modalidade teste em 2023. Neste ano ela segue como apresentação e em 2025, tendo continuidade, a modalidade passa a valer como competição e pontuação para as cidades. Nos Joguinhos, a modalidade tem a organização e homologação através da Federação Catarinense de Skate. Santa Catarina é um dos estados mais fortes na modalidade e conta com dois catarinenses representando o Brasil nas olimpíadas de Paris 2024, Isadora Pacheco e Pedro Barros, que são referências e ídolos de muitos skatistas que participaram dos Joguinhos Abertos.
Da redação.