“O passado construindo o futuro”. Com esta filosofia e ex-profissionais identificados com o clube, o Joinville apresentou nesta terça-feira, no CT Vilson Florêncio, o seu novo projeto para as categorias de base: o Centro de Formação JEC.
O projeto prevê metas a curto, médio e longo prazo, evolvendo as áreas administrativa e desportiva. Dois dos principais objetivos a curto prazo é conquistar o certificado de clube formador e ter no mínimo três atletas brigando por titularidade no elenco profissional. A médio prazo, 30% do time profissional ser das categorias de base. Já a longo prazo, projeção de pelo menos cinco anos, que pelo menos 50% do elenco principal seja oriundo do departamento de formação.
– Esse é um trabalho pra ser perene. Não é um projeto do presidente, dessa diretoria, é um projeto do Joinville Esporte Clube. Eu já conversei com o presidente do Conselho Deliberativo, Darthanhan Oliveira, e ele me garantiu a continuidade – afirmou o presidente do JEC, Charles Fischer.
Um das grandes novidades na coletiva de apresentação foi o anúncio do ex-volante Ramires como novo embaixador das categorias de base do JEC. O ex-jogador foi revelado pelo clube e também com passagens por Cruzeiro, Benfica, Chelsea, seleção brasileira e Palmeiras.
– Levei dois ou três dias pra dar a resposta (se aceitaria ou não). É um projeto que se tivesse sido implantado na época que cheguei no Joinville, teria muito mais ‘Ramires’ no mundo […] Tudo que eu sou hoje é graças ao JEC. Então essa é melhor maneira de voltar ao clube e ajudar – explicou Ramires.
Na coordenação do departamento de formação estará o ídolo Nardela. Tido como maior jogador da história do clube, o ex-camisa 8 chega para a sua segunda passagem na pasta. Ele foi coordenador da área nos anos 2000 e responsável pela vinda do volante Ramires ao Joinville, na época.
– Ficou provado que o Joinville tem que fazer algo diferente para ter resultados diferentes. E todo mundo tem que entender isso. É um projeto a longo prazo […] Meu grande sonho é revelar outros ‘Ramires’. Se não for possível, que seja pelo menos parecido – disse Nardela.
Com o novo projeto, o JEC passa a ‘abraçar’ novamente as categorias sub-15 e 17, além de ter parcerias diretas com projetos voltados as fases de iniciação: de 11 a 14 anos.
Como a formatação do departamento de base do Joinville:
Executivo: Tiago Mello Borges
Coordenador: Nardela
Embaixador: Ramires
Técnico do sub-20: Elizeu Ferreira
Técnico do sub-17: Serginho Catarinense
Técnico do sub-15: Juari Juliano
Texto: Thiago Borges
Pingback: Ex-volante Ramires vai realizar jogo de despedida na Arena Joinville – Esporte Joinville