Connect with us

Últimas Notícias

Chama da Corrida da Paz passará Joinville nesta sexta

Foto: Divulgação/Prefeitura de Joinville

Pela primeira vez presente em todos os países do Hemisfério Sul do Planeta, a Corrida da Paz (Peace Run) estará passando por Joinville na próxima sexta-feira, dia 14. É a maior corrida de revezamento com tocha do mundo. Saiu de Bali, na Indonésia, em janeiro, e de 4 a 30 de junho os corredores voluntários vão passar com a tocha da paz por estradas, cidades e escolas do Brasil com o intuito de promover a paz e a harmonia entre os países.

Neste ano no Brasil, a Peace Run vai passar por 22 cidades, sendo elas: Chui, Rio Grande, Mostardas, Osório, Sombrio, Tubarão, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, São José dos Pinhais, Jacupiranga, Juquiá, Santos, Praia Grande, Bertioga, São Sebastião, Ubatuba, Paraty, Ilhabela, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Niterói.

A corrida com a tocha chegará a Joinville às 13h30 entrando pelo Pórtico da Expoville (foto), junto à BR-101. Em seguida será levada para dois eventos com estudantes na Escola Positivo e no Colégio Bom Jesus/Ielusc. O principal momento, aberto ao público, será a partir das 17 horas com a subida ao Mirante do Boa Vista e descerramento de placa alusiva ao evento.

Criada pelo filósofo e professor indiano Sri Chinmoy em 1987, a Peace Run busca promover a amizade e compreensão internacionais. Sri Chinmoy acredita que o esporte é um poderoso instrumento para promover harmonia global.

Como símbolo dessa harmonia, os corredores voluntários levam uma tocha flamejante pelas cidades e passam-na de mão em mão. Com isso, pessoas de várias religiões, crenças, culturas e estilo de vida têm a oportunidade de expressar suas esperanças e sonhos para um futuro melhor, mais brilhante e mais pacífico.

A paz por meio das crianças

Além de correr pelas estradas e cidades brasileiras, um dos objetivos da Peace Run é levar a chama da paz para as crianças por meio de atividades nas escolas. O fundador da corrida Sri Chinmoy defendia que as crianças são as mais adequadas para trazer a harmonia no mundo.

Os corredores que participam desta edição da Peace Run no Brasil são 6 mulheres e 9 homens que foram selecionados de acordo com suas capacidades físicas para correr, habilidades de fotografia e vídeo e também gastronômicas. Eles são do Brasil, Croácia, França, Áustria, Portugal, Romênia, Macedônia, Índia, EUA e Alemanha.

Pela primeira vez na história, todas as 44 nações do Hemisfério Sul do Planeta estão recebendo esta corrida que é ao mesmo tempo mundial e local.

Chegando do Uruguai, o primeiro estado brasileiro a receber a tocha da paz é o Rio Grande do Sul, na sequência passará por Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, onde ela se despede do Brasil.

O próximo destino da tocha da paz é a África. O trajeto da corrida termina em novembro, de volta a Bali, onde foi seu início, completando a volta ao globo.

Edição: Thiago Borges

Deixe seu Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Mais em Últimas Notícias