O Basquete Joinville sofreu mais uma derrota no Novo Basquete Brasil (NBB). Na manhã deste domingo, em Bauru, interior de São Paulo, a equipe catarinense caiu diante dos donos da casa por 84 a 76. Como perdeu e o Vasco também perdeu (85 a 72 para o Corinthians), a decisão de qual time ficará na última colocação ocorrerá nesta terça-feira, às 20h. O Joinville vai enfrentar o Franca, em Franca. O Vasco encara o Pinheiros, em São Paulo. Se os dois times perderem, o Joinville ficará com a última colocação pelos critérios de desempate.
No jogo deste domingo o destaque foi o ala Felipe Vezaro, cestinha do jogo com 25 pontos. Mathias, com 14 rebotes, também se destacou. No entanto, apesar dos destaques individuais e o equilíbrio em três dos quatro períodos do duelo, os joinvilenses voltaram a ser irregulares no segundo quarto, fato que definiu a vitória paulista.
No primeiro período (16 a 16), o Joinville se defendeu bem, conseguiu dez rebotes e viu Dieguinho de destacar com duas bolas de dois pontos e uma de três. No segundo quarto, o Bauru estava com a “mão quente” e acertou cinco bolas de três pontos. Ruiz fez quatro delas. Com outros jogadores também pontuando, o Bauru chegou a marca de 29 pontos no período contra 17 do Joinville. No intervalo, o placar marcava 45 a 33.
Mais concentrado no terceiro quarto, o Joinville foi tentando diminuir a diferença para voltar a ter chances. O time até entrou no confronto a 1min44s para o fim quando Felipe Vezaro acertou uma bola de três pontos e diminuiu a diferença para seis pontos. Mas a bola de Samuel nos últimos segundos e os erros joinvilenses deixaram a vantagem em oito pontos: 65 a 57.
No último quarto, o equilíbrio se manteve mais uma vez. A pontuação dos dois times baixou, a exemplo do primeiro quarto. Para piorar, nos primeiros minutos, o Bauru conseguiu manter a vantagem entre 12 e 10 pontos, dificultando a tarefa do Basquete Joinville. Nos quatro minutos finais, o placar marcava 76 a 70 para o Bauru. O problema é que durante um minuto e meio, o Joinville não acertou a mão. Depois disso, os donos da casa voltaram a abrir dez pontos.
O último suspiro aconteceu a 1min21s, quando a bola de três de Dieguinho deixou o placar com apenas quatro pontos de diferença. No entanto, sem nenhuma cesta até o fim do confronto, o Joinville não deu sequência a reação e viu os paulistas confirmarem a vitória de 84 a 76.
Texto: Elton Carvalho
Imagem: Divulgação, Bauru Basket