Com projeto pé no chão que visa recuperar a identidade do Basquete Joinville, diretoria entra na disputa pelo troféu com atletas do Sub-22 que, apesar da pouca idade, somam muita experiência. O primeiro desafio acontece nesta terça-feira, 15, às 20h. Desta vez, a equipe comandada por Olívia, encara o time da ADIEE Florianópolis no Centreventos Cau Hansen, na estreia do Campeonato Catarinense Adulto Masculino. A entrada é gratuita.
Embora jovem, a equipe da cidade soma bastante experiência e conta com o apoio da torcida para começar bem na competição, conforme revela o pivô Ian Lima, pivô do sexteto que está junto desde março.
– Joinville é a cidade que nos abraçou e estamos trabalhando com muita dedicação para corresponder às expectativas nossas e da diretoria, que apostou na gente para representar o basquete adulto. Isso conta muito, porque mostra que eles confiam na gente e não vamos decepcionar – diz Ian.
Jonas dos Santos e Gisele Soares assumiram o projeto em 2022 desde as categorias de base, com o objetivo de fazer renascer o prestígio que o esporte sempre teve na cidade. Segundo Jonas, os resultados do primeiro semestre já apontam para um futuro promissor da equipe, inclusive na modalidade 3×3, que esteve na Itália disputando a primeira etapa do circuito mundial.
– Renovação é uma das palavras que nos guiam, renovar a governança, os processos e renovar a equipe. É justo que os meninos tenham oportunidade, renovar é preciso para o desenvolvimento do Basquete e garantimos que não faltará garra em cada bola disputada. O projeto já ecoa seus resultados em nível nacional, seguimos por mais – comentou o gestor que vem buscando conquistar o apoio local para consolidar o projeto.
Jogando seu segundo estadual, o ala João Henrique acredita na boa atuação da equipe já na estreia.
– Quando se joga uma categoria adulto, o jogo é praticamente outro, outro ritmo, jogadores maiores onde, em um primeiro momento, pode assustar mas, após já ter jogado alguns campeonatos adulto acredito que a nossa equipe está preparada para fazer uma boa competição – disse João.
Campeão nas quadras, o técnico Olívia também está otimista com o desempenho da equipe para o Estadual. Segundo ele, não há melhor momento para que os jovens atletas mostrem a capacidade dentro de quadra.
– Estamos apostando muito no bom desempenho deles, especialmente porque eles entendem que, apesar de não haver a responsabilidade de ser campeão, o time pode avançar, e muito, na competição. Esta é uma equipe jovem, de muita qualidade, aguerrida, tenho certeza de que vão surpreender positivamente dentro da competição – revelou.
Além do Basquete Joinville e da ADIEE Florianópolis, também disputam o Estadual Adulto de basquete a APAB Blumenau, Brusque, ACOB Concórdia, Basket Joaçaba e AJAB Jaraguá do Sul. Na primeira fase as sete equipes se enfrentam em turno e returno.
Da redação.