Na tarde de ontem (7), o Basquete Joinville e o Blackstar confirmaram participação no Campeonato Brasileiro de 2020, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball, em Congresso Técnico realizado na cidade do Rio de Janeiro, na sede da entidade.
Esta será a segunda edição do torneio, que substituirá a Liga Ouro no próximo ano. Ao todo, 15 dos 16 clubes interessados em fazer parte da disputa enviaram representares para a conversa. Mas até o momento somente 11 confirmaram presença na competição, que dará ao campeão o direito de pleitear uma vaga no NBB 2020/2021.
Os times que já estão garantidos no Brasileiro, além do Basquete Joinville e Blackstar são: Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Campo Mourão, Brusque, Blumenau, Praia Clube, Anápolis e Cerrado. As equipes do Flamengo B, Pinheiros B, Osasco, Tatuí e Liga Nordeste podem confirmar a participação nos próximos dias.
Comparando esses números com a edição passada, o Campeonato Brasileiro mostra que conseguiu subir de patamar. Em 2018, o torneio contou com a presença de oito clubes. Para Rodrigo Lima, presidente do Blackstar presente na reunião no Rio, a participação no campeonato é mais um grande passo para o futuro do clube.
– Para o nosso projeto é de suma importância participar do Brasileiro da CBB. A chancela deles é muito forte e isso vai nos ajudar a alcançar nossos objetivos gradativamente, alcançando vôos maiores – disse.
O Brasileiro tem início previsto para fevereiro de 2020, na primeira quinzena do mês. A fórmula de disputa e o regulamento devem ser divulgados nas próximas semanas.
Edição: Thiago Borges