A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) já definiu a forma de disputa da segunda edição do Campeonato Brasileiro, que a partir da próxima temporada passa a ser a única divisão de acesso ao NBB e tem início programado para fevereiro. Representantes da Manchester Catarinense, Basquete Joinville e Blackstar caíram no mesmo grupo e já vão travar um duelo à parte desde o início da competição.
Na Conferência Amarela, a dupla joinvilense terá a companhia do Campo Mourão, Maringá, Pinheiros, Liga Sorocabana e Praia Clube. Já a Conferência Verde é formada por Blumenau, Brusque, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Cerrado Basquete, Basquete Anapolino e Basket Osasco.
Com 14 clubes confirmados, o torneio será divido em quatro etapas. Na primeira fase, os times jogam entre si, em turno e returno, dentro de suas respectivas conferências. Os dois melhores de cada chave avançam direto para as quartas de final, enquanto os terceiros, quartos, quintos e sextos colocados protagonizam os primeiros duelos eliminatórios. Os confrontos serão definidos pelo sistema de cruzamento olímpico (3ºx6º e 4ºx5º) e disputados em jogo único, na casa do clube de melhor campanha.
As quartas de final serão realizadas em melhor de três jogos, com os primeiros colocados encarando o vencedor do duelo entre o 4º e 5º, e o segundos colocados pegando quem triunfar do jogo entre 3º e 6º. Na sequência, os quatro semifinalistas vão se enfrentar no formato de Final Four para definir o campeão brasileiro.
Nas próximas semanas o departamento técnico da CBB irá divulgar a tabela detalhada, com as datas de todas as fases do campeonato.
Conferência Verde
Basquete Blumenau (SC)
Brusque (SC)
São José dos Pinhais (PR)
Novo Basquete Ponta Grossa (PR)
Cerrado Basquete (DF)
Basquete Anapolino (GO)
Basket Osasco (SP)
Conferência Amarela
Basquete Joinville (SC)
Blackstar (SC)
Campo Mourão (PR)
Maringá (PR)
Praia Clube (MG)
Esporte Clube Pinheiros (SP)
Liga Sorocabana (SP)
Texto: Thiago Borges