A Federação Catarinense de Futsal (FCFS) segue no desenvolvimento do futsal feminino no estado. Após quatro anos, a entidade confirmou a realização de campeonatos femininos de base nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, além da inédita Série Prata, competição que terá a participação do Audax Joinvilense.
Recentemente, a equipe de futsal da cidade venceu a Copa Gazeta de Futsal, superando outro time de Joinville, a AD3R na final. Foi o tetracampeonato do Audax na disputa, que ainda ficou com outros prêmios individuais: goleira menos vazada (Kai), artilheira da competição (Tânia) e melhor treinador (Zé).
O início da Série Prata está previsto para 9 de agosto. O Audax estará na Chave A ao lado de Marcílio Itajaí, Indaial e Balneário Camboriú. Na outra chave estão Criciúma, Sul Americana/São José e ATFF/FME Tubarão.
Sobre o futsal feminino catarinense
A inserção de categorias femininas faz parte de um esforço contínuo da FCFS para promover e fortalecer o futsal feminino em Santa Catarina. Segundo a entidade, a criação destas competições deve servir como incentivo para a participação de jovens atletas, gerando mais oportunidades para competir, desenvolver habilidades e realizar sonhos.
É um compromisso da nova gestão da FCFS, sinalizou o presidente Nelson Carvalho Neto, no Congresso Técnico das categorias femininas, realizado no ínicio do mês de abril. “O objetivo é retornar com as competições oficiais de base para o futsal feminino. Não tivemos no último ano. Queremos fortalecer a modalidade, gerar competitividade e oportunidade para que as meninas possam se desenvolver no esporte”.
Da redação.