Três atletas de Joinville foram oficialmente convocados para representar o Brasil no Sul-Americano de Atletismo Sub-20, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, em Bogotá, na Colômbia. Lays Cristina, Juan Anding e Otávio Vicente garantiram a vaga na equipe brasileira após vencerem suas provas no Campeonato Brasileiro da categoria, disputado em Cascavel (PR), na última semana.
A convocação foi realizada através de Live promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no canal TV Atletismo Brasil no YouTube na manhã desta quarta-feira, 19. Antes de anunciar os convocados, o atual presidente da entidade, Wlamir Motta Campos, elogiou os desempenhos obtidos por todos os atletas na competição nacional e espera que a delegação tenha um bom desempenho no Sul-Americano.
– Tenho certeza que os treinadores focaram nesse campeonato Sul-Americano, fizeram seus planejamentos para que tivessem os resultados no Campeonato Brasileiro. Estes resultados vieram, tivemos grandes marcas, e agora no Sul-Americano não será diferente. Estou muito feliz com o resultado do Campeonato Brasileiro Sub-20 e chegamos no grande momento de fazer a convocação daqueles que brilharam no Brasileiro Sub-20 para que sigam brilhando em Bogotá, na Colômbia – disse Wlamir.
Vaga garantida
Os três joinvilenses, que integram a equipe da Associação Corville de Atletismo, garantiram a vaga para o Sul-Americano com as marcas alcançadas no brasileiro da categoria, no início do mês de abril. Alguns atletas da delegação brasileira foram convocados com base no Ranking Brasileiro em cada prova individual, segundo a CBAt.
Nos 10om com barreiras, Lays venceu com o tempo de 13 segundos e 82 milésimos. Um dos destaques da competição, Otávio venceu a prova de 10.000m de marcha atlética pela primeira vez, concluindo o percurso em 45min32seg76mil. Juan, ficou com a vaga ao conquistar o ouro no lançamento do disco, com a marca, com a marca de 51,83m.
Buscando manter a hegemonia na competição, a CBAt convocou uma lista de 62 atletas – 32 no feminino e 30 no masculino – para integrarem a seleção que representará o país. Neste 19 de abril, que o Brasil comemora o Dia dos Povos Indígenas, o presidente da confederação fez uma menção especial a Yuri Moreira Benites, indígena da etnia Guarani Kaiowá, de Mato Grosso do Sul, convocado para o lançamento do dardo, que estará junto com os joinvilenses na delegação.
Texto: Jota Amaral